CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 Últimas Notícias
 Futsal
 Atletismo
 Natação
 Surfe
 Boxe
 Radicais
 Olímpicos
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Mais Esportes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasileira fatura título no surfe no Havaí
Domingo, 19 Novembro de 2000, 16h57

Rio - Embalada pela vitória no SuperSurf de Imbituba (SC), a catarinense Jacqueline Silva embarcou para o Havaí e não perdeu nenhuma bateria nas ondas de 1,5 metro de altura do Alli Beach Park de Haleiwa, sagrando-se a grande campeã da versão feminina do G-Shock Hawaiian Pro, na Ilha de Oahu, no Havaí. Apesar das vitórias nas últimas etapas, Jacque Silva, 21 anos, não conseguiu impedir que a cearense Tita Tavares ficasse com os títulos dos dois circuitos, sendo campeã brasileira do SuperSurf e também com outro inédito troféu de campeã mundial do World Qualifying Series (WQS).

Este é o segundo título mundial que o Brasil conquista no Havaí, pois o carioca Pedro Henrique já havia sido campeão na categoria pro júnior da ASP. Agora, a briga é pelo título mundial masculino do WQS, que tem o baiano Armando Daltro e o potiguar Marcelo Nunes na ponta, mas os homens folgaram no sábado de glórias para o surfe feminino do Brasil no Havaí.

A vitória de Jacqueline Silva no G-Shock Hawaiian Pro foi mais do que merecida. Ela estreou registrando uma imbatível marca de 18,50 pontos em suas três melhores ondas surfadas na segunda rodada. E na grande final, abriu a disputa do título com uma nota 7,75 e liderou praticamente toda a bateria.

A australiana Lynette MacKenzie ainda assumiu a ponta quando faltavam 10 minutos para o término, mas Jacque recuperou a liderança com uma nota 5,5 e a sul-africana Heather Clark ganhou a disputa pela segunda posição ao tirar uma nota 7 nos minutos finais.

O placar apontou a vitória para Jacqueline Silva por 18,00 pontos, contra 16,85 pontos de Heather Clark, 15,10 pontos de MacKenzie e 11,30 pontos da também australiana Pauline Menczer. O título conquistado contra três surfistas da elite mundial do WCT feminino lhe rendeu um prêmio de US$ 4 mil, cerca de R$ 7,8 mil.

“Eu me senti muito bem no sábado, desde que acordei. Acho que já sabia que ia ser o meu dia. Sei que é muito difícil um brasileiro vencer no Havaí, ainda mais uma mulher ser campeã aqui é muito mais maravilhoso. Não tenho nem palavras para expressar toda a alegria que estou sentindo”, declarou Jacqueline Silva, que já havia garantido o seu retorno à elite das 15 surfistas que irão disputar o título mundial no ASP World Championshio Tour (WCT) feminino no ano que vem.

Mesmo sendo derrotada nas quartas-de-final pelas australianas Melanie Redman e Kate Skarratt, a cearense Tita Tavares não foi ultrapassada pela campeã Jacqueline Silva. Graças às vitórias conquistadas nas duas provas de nível máximo de 6 estrelas - na África do Sul e nos Estados Unidos - ela abriu uma grande vantagem e pôde comemorar um inédito título do WQS feminino para o Brasil. As duas estarão representando o país na elite mundial feminina em 2001 e provaram mais uma vez que têm chances de brigar pelo título máximo do esporte no WCT.

“Sofri bastante competindo sozinha contra as australianas neste ano, mas tenho certeza que com a Jacque junto de novo no ano que vem teremos mais força para brigar por este título”, disse Tita Tavares, que ocupa a quarta colocação neste ranking e estará disputando a última etapa, em Sunset Beach, tentando melhorar ainda mais a sua posição nesta que está sendo a sua segunda temporada no WCT.

Ranking Final da WQS Feminino:
1º) Tita Tavares (Brasil) - 8.010 pontos
2º) Jacqueline Silva (Brasil) = 7.715 pontos
3º) Lynette Mackenzie (Austrália) - 7.348 pontos
4º) Heather Clark (África do Sul) - 6.585 pontos
5º) Neridah Falconer (Austrália) - 6.423 pontos
6º) Serena Brooke (Austrália) - 6.415 pontos
7º) Melaine Redman (Austrália) - 6.228 pontos
8º) Pauline Menczer (Austrália) - 6.215 pontos
9º) Kylie Webb (Austrália) - 5.670 pontos
10º) Prue Jeffries (Austrália) - 5.645 pontos
11º) Kate Skarratt (Austrália) - 5.605 pontos

12º) Samantha Cornish (Austrália) - 5.396 pontos
13º) Trudy Todd (Austrália) - 5.316 pontos
14º) Marie Pierre Abgrall (França) - 5.140 pontos
15º) Belinda Godfrey (Austrália) - 5.138 pontos
16º) Megan Abubo (Havaí) - 4.980 pontos


L!Sportpress


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Surfe
Surfistas nacionais lutam pelo título no Havaí
Falta de onda adia prova de surfe no Havaí
Catarinense vence no feminino no SuperSurf
Peterson é tri brasileiro de surfe
Veja lista completa