São Paulo – As seleções brasileiras masculina e feminina estréiam nesta terça-feira no Campeonato Sul-Americano de handebol categoria júnior, em Cascavel (PR), como favoritas. As meninas entram em quadra primeira. Pegam, a partir de 18h, as paraguaias. Depois, a partir de 21h, os meninos encaram também o time do Paraguai.
"O primeiro objetivo é ficar com uma das três vagas ao Pan-Americano de 2001 em Atlanta, nos Estados Unidos. Mas temos um time forte, com experiência na própria Liga Nacional, e são grandes nossas possibilidades de ficar com o título. Mesmo sem alguns jovens envolvidos nas semifinais da Liga, temos grandes jogadores para fazer frente principalmente à Argentina, nosso maior adversário," afirmou Washington Nunes, treinador do Pinheiros (SP), que deve estrear com Jaime (Vasco); Vinícius (Guaru), Mão (Cesulon), Bruno (Pinheiros), Pinguim (Pinheiros), Pedro (Maringá) e Alexandre (Metodista).
O feminino é comandado pelo écnico da AD Concórdia (SC), Alexandre Schneider "Tradicionalmente, a Argentina é quem oferece mais resistência. E agora não deve ser diferente, embora o Uruguai também tenha bom trabalho em algumas categorias. O importante é que nosso handebol evoluiu muito e temos condições de ficar com o título e com uma das três vagas para o Pan de 2001, provavelmente no Canadá," diz o técnico, que deve escalar para estréia Darly (Mauá/Universo); Dolores (Mauá), Sílvia (Osasco), Fabiana (Blumenau), Ana (Blumenau), Fabiane (Mesc/São Bernardo) e Alessandra (Jundiaí Clube).