São Paulo - A seleção brasileira de futsal faz nesta terça-feira seu mais importante e difícil jogo pelo grupo A da primeira fase do Campeonato Mundial da Guatemala. O Brasil enfrenta Portugal, às 22 horas (de Brasília) – o canal Sportv da Globosat transmite a partida ao vivo -, no ginásio G 2000, na capital guatemalteca e o vencedor deste jogo estará praticamente classificado para a outra fase, uma vez que na rodada inicial no último sábado, os brasileiros golearam o Casaquistão por 12 a 1 e os portugueses venceram a Guatemala por 6 a 2.
Na preliminar no mesmo local, à 0h (de Brasília), os guatemaltecos enfrentam o Casaquistão também pela chave.
A rodada ainda terá mais duas partidas: Costa Rica x Rússia e Croácia x Austrália, pelo grupo C, no ginásio Teodoro Flores, respectivamente, nos mesmo horários.
No início deste ano, a seleção brasileira ainda comandada pelo ex-treinador Eustáquio Araújo, o Takão, jogou duas vezes no Rio de Janeiro contra os portugueses vencendo a primeira partida por 4 a 3 e empatado a segunda em 3 a 3. Isto é um dos motivos que levam o atual técnico Vander Iacovino classificar este jogo como o mais difícil de sua equipe nesta fase inicial.
Depois da vitória na estréia, o técnico Vander só tem pensado no jogo contra os portugueses e fez trabalhos específicos para este confronto nos últimos treinamentos na Guatemala.
"Treinamos outro tipo de marcação para não sermos surpreendidos pelos portugueses, que tem uma qualidade de jogo muito boa, e também outros tipos de saídas de bola para não termos surpresas", disse o treinador.
O técnico brasileiro lembra que eles têm um bom potencial nas finalizações e jogadores muito habilidosos, como Rogério Santos, além do brasileiro naturalizado português Ivan.
"Eles têm dois tipos de jogo. Quando o Ivan está na quadra, ele é muito acionado e quando não está jogam mais no conjunto com o Rogério Santos armando as principais jogadas, conta Vander.
Quem deverá ter bastante trabalho neste jogo, diferentemente da estréia, será o goleiro brasileiro Lavoisier. No primeiro jogo ele foi pouco acionado uma vez que a equipe do Casaquistão jogou totalmente retrancada. Já contra os portugueses o jogo deverá ser bem diferente e com muitos chutes ao gol de Lavoisier.
"Eles têm jogadores muito habilidosos e dois pivôs muito bons, que jogam no estilo dos brasileiros: recebendo as bolas e virando rápido para o gol", disse Lavoisier, que esteve presente na primeira partida diante de Portugal no mês de janeiro, juntamente com Rogério, André, Manoel Tobias, Anderson, Fininho, Falcão e Vander Carioca.
Assim como seu treinador, Lavoisier destacou os jogadores Ivan e Rogério Santos como os principais chutadores do time português. Apesar disso, Lavoisier não se importa em enfrentar uma equipe com forte poder de fogo.
"É muito ruim jogar uma partida em que a gente não é tão acionado. Enfrentado uma equipe como a de Portugal é bom, pois a gente trabalha bastante e fica aquecido e ainda mais ligado no jogo", afirmou o goleiro brasileiro.
Para o técnico português, Orlando Duarte, o jogo mais importante de sua equipe nesta primeira fase foi a estréia, quando venceu a Guatemala. Ele acha que o jogo contra o Brasil será o mais difícil. Isto porque considera os pentacampeões mundiais os melhores do mundo em todos os aspectos: taticamente, tecnicamente e individualmente.
Mas Duarte garante que nem por isso irá enfrentar o Brasil amedrontado.
"Sei que vai ser um jogo muito difícil, mas nós vamos enfrentar o Brasil tentando jogar de igual para igual. Ficarei mais satisfeito se conseguirmos por exemplo perder de um placar apertado do que ficarmos retrancado lá trás e não jogarmos nosso jogo. Se não enfrentarmos o Brasil de frente nunca saberemos se estamos evoluindo ou não", disse o treinador adversário, que preferiu não divulgar o time que sairá jogando contra o Brasil.
Como a maioria dos adversários que enfrentam o Brasil, seus jogadores não são profissionais. Além de jogarem futsal, grande parte do elenco trabalha ou estuda, tendo pouco tempo para treinar. Os portugueses se reuniram somente uma semana antes do Campeonato Mundial para a preparação da equipe.
"É a primeira vez que disputamos o campeonato e a intenção é crescer para estarmos entre os melhores do mundo. Por isso, nosso objetivo agora é passar para a próxima fase – sentenciou Duarte, que estava no comando da equipe portuguesa na classificação para o Mundial, juntamente com Espanha, Rússia, Croácia e Holanda, conquistada com a primeira colocação da chave um das eliminatórias européias neste ano e quando, inclusive, deixaram de fora da competição uma das principais forças da modalidade e favoritas à disputa do título, a Itália."
A 4ª edição do Campeonato Mundial da Guatemala, organizado pela FIFA, teve duas partidas no último domingo pelo grupo C e os resultados foram os seguintes: Rússia 4 x 2 Croácia e Austrália 2 x 6 Costa Rica.