São Paulo - Das 12 equipes que participam do 5° Campeonato Brasileiro de Beach Soccer, na Praia de Iracema, em Fortaleza, quatro assistem dos camarotes à rodada desta segunda e entram na quadra terça, a partir das 17h (horário local - 18h no horário brasileiro de verão). Rio Grande do Norte e do Sul, Pernambuco e Sergipe estréiam na segunda rodada.
O primeiro jogo da terça-feira envolve as seleções de Sergipe e Minas Gerais. Os sergipanos participam pela primeira vez do Brasileiro. A equipe garantiu a vaga ao ficar na quarta colocação no Circuito Nordeste 99 (CNBS). O selecionado de Sergipe é o mais jovem da competição, média de 22,4 anos. O adversário de Sergipe esteve fora dos últimos três Brasileiros. Ao vencer a seletiva Sudeste/Centro Oeste, os mineiros classificaram-se e estréiam diante do time da casa no último jogo da rodada.
Rio Grande do Norte e Bahia fazem a segunda partida da rodada. Baianos e potiguares participaram duas vezes de Brasileiros . Os primeiros obtiveram o quarto lugar no I Brasileiro, enquanto os potiguares ficaram em sexto na terceira edição e em sétimo na última.
Uma das quatro equipes que participaram de todas as edições do Brasileiro, o Rio Grande do Sul foi vice-campeão na primeira edição, realizada em São Paulo. Desde então, os gaúchos não conseguem repetir o mesmo desempenho. O adversário dos sulistas serão os alagoanos, que voltam após três campeonatos. A Seleção de Alagoas joga contra São Paulo.
Pernambuco também participou dos últimos quatro campeonatos e fecha a rodada jogando com a Paraíba, que estréia contra o Rio de Janeiro. Curiosamente, os cinco jogos mais equilibrados da competição envolveram os pernambucanos, todos com placares de 2 a 1, favoráveis ou não. Vitórias diante do Distrito Federal, Paraíba e Rio Grande do Norte, respectivamente, no I, III e IV Brasileiros e derrotas para o Rio de Janeiro no II Brasileiro e Espírito Santo, na terceira edição.