São Paulo - A reta final da Copa João Havelange começa nesta quarta-feira com três jogos que mostram uma tendência. Times das regiões Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste se confrontam, depois de uma fase inicial em que as equipes grandes do eixo Rio-SP decepcionaram.
Dos 16 que sobraram no mata-mata da JH, quatro são de São Paulo, três do Paraná, dois do Rio Grande do Sul e outros dois do Rio. Goiás, Pará, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais têm um representante.
Dos quatro representantes paulistas, um, o São Caetano, saiu do Módulo Amarelo. O Corinthians decepcionou, assim como o Santos de Parreira e Edmundo. Guarani, o campeão brasileiro de 78, e Portuguesa também caíram.
No Rio, o Flamengo, com um elenco milionário, fracassou, ao lado do Botafogo. Sobraram com boas campanhas Vasco e Fluminense.
Outra surpresa foi o Paraná: o Estado classificou três clubes, um de cada divisão: o Atlético-PR classificou-se no Módulo Azul, o Paraná Clube, no Amarelo, e o Malutrom, no Verde-Branco. O Coritiba, campeão brasileiro de 1985, decepcionou.
O Rio Grande do Sul classificou a dupla Gre-Nal, ainda que sem campanhas brilhantes.
E Minas Gerais teve o Cruzeiro como o melhor da primeira fase, além de uma campanha decepcionante do Atlético-MG.
Confira tudo sobre as copas JH e Mercosul