Rio - Montando a égua M.J. Netready, o cavaleiro Bernardo Resende Alves venceu, nesta quarta-feira, a primeira prova do concurso de saltos que está sendo realizado em comemoração aos 62 anos da Sociedade Hípica Brasileira.
Para chegar à vitória, o ginete marcou o tempo de 38s19, sem cometer faltas. Na sexta-feira, será disputado o Grande Prêmio Internacional de Hipismo, penúltima etapa classificatória para a Copa do Mundo de Gotemburgo, em 2001.
Depois da prova, Bernardo atribuiu a sua vitória à escolha da égua MJ Netready, que ele não montava há cinco anos. "Escolhi montá-la porque é um égua veloz, que seria favorecida em uma prova como esta", explicou, lembrando que os obstáculos eram baixos - 1,20 metros.
A opção se revelou acertada, pois nenhum dos três primeiros colocados cometeu falta. O cavaleiro Vinícius da Motta, montando Amarone, ficou em segundo, ao marcar o tempo de 39 segundos cravados. A terceria posição foi conquistada pela ginete Patrícia Xavier, com a égua Adelaide Vasco da Gama, cuja marca foi 40s44.
Ainda como parte das comemorações do aniversário da hípica, será realizada, na manhã de sábado, a prova "Jornal O Estado de S. Paulo". Nesta quinta-feira, há mais três concursos de saltos marcados para a parte da tarde.
O ápice da festa será na sexta-feira, quando ocorre prova classificatória para o Mundial de Gotemburgo, em 2001. Na disputa pelas três vagas sul-americanas, estão os brasileiros Luís Felipe Azevedo e Afonso de Miranda Neto (Doda). Campeão no ano passado, Rodrigo Pessoa tem vaga garantida na competição.