Rio - O Universidad de Chile garantiu neste domingo, com três rodadas de antecedência, o 11º título nacional de sua história, ao empatar em 1 a 1 com o Santiago Wanderers. Mais de 65 mil espectadores estiveram presentes ao Estádio Nacional para acompanhar a partida, que terminou com uma grande confusão.
A polícia chilena registrou um total de 21 feridos. Os torcedores, atingidos por pedras e outros objetos, sofreram lesões médias, e foram encaminhados a um hospital da região de Carabineros.
O técnico do Universidad, César Vaccia, dedicou o título à todos que apóiam o clube, aos jogadores da equipe e aos membros da torcida organizada "Los de Abajo", uma das mais violentas do país. As comemorações na capital chilena começaram logo após o fim do jogo e foram até a manhã desta segunda-feira. Para o presidente do time, René Orozco, o bicampeonato - o Universidad também venceu em 1999 - e o apoio popular servem de resposta à imprensa do Chile.
"Para aqueles que nos atacam e publicam coisas negativas a nosso respeito, aqui está a prova de que o povo está com o Universidad, o que nos enche de satisfação", disse o técnico.