Rio - O técnico da seleção iugoslava, Ilija Petkovic, garantiu que o time se classificará para a Copa do Mundo de 2002, que será disputada no Japão e na Coréia do Sul. Apostando numa renovação do elenco depois da má campanha na Eurocopa 2000, Petkovic acredita que a utilização de alguns poucos jogadores experientes dando suporte à nova safra é a fórmula ideal para obter a classificação.
"Estou convencido de que vamos nos classificar para a Copa de 2002, mas precisamos estar cientes das dificuldades que se tem para colocar o time certo em campo. Trazer os jovens para a equipe principal é inevitável, mas preciso utilizar alguns jogadores da antiga safra devido à sua grande experiência internacional", comentou.
O grupo da Iugoslávia nas Eliminatórias Européias para a Copa do Mundo conta com a Rússia, Eslovênia, Suíça e Ilhas Faroe, além de Luxemburgo, que o time de Petkovic derrotou por 2 a 0 na primeira rodada. Sinisa Mihajlovic, zagueiro da Lazio e da seleção, disse que o momento é de apostar nos jovens talentos da Iugoslávia, mesmo que isso possa representar a eliminação da Copa de 2002.
"Eu arriscaria não nos classificarmos para a Copa, mas obtermos um ganho considerável para os próximos anos. Precisamos pensar a longo prazo. Temos que dar chance aos jovens de jogar mais tempo durante as partidas", afirmou ele.
Mateja Kezman, do PSV Eindhoven, uma das revelações iugoslava dos últimos anos, concorda com o argumento de Mihajlovic. Para Kezman, só a seqüência de jogos fará os atletas mais novos crescerem na seleção. "Estar no banco e só entrar no fim das partidas não é muito bom. Eu, por exemplo, nunca comecei um jogo pela seleção da Iugoslávia, mesmo jogando bem no clube", lamentou o atleta.
Petkovic procurou não polemizar o assunto e exigiu paciência e força de vontade dos jogadores. "Não é o momento para ficar falando. Precisamos falar menos e trabalhar mais para realizarmos o nosso trabalho com eficiência", finalizou.