Rio - O Brasil terá, pelo menos, dois representantes na La Gran Copa Ericsson, que será disputada pela primeira vez no Rio de Janeiro, de 12 a 17 de dezembro, no Jockey Club. Além de Fernando Meligeni, a organização do evento confirmou nesta quinta-feira a participação de Alexandre Simoni, número 5 do ranking brasileiro.
Simoni não escondeu a felicidade por estar participando da La Gran Copa Ericsson. "Na verdade, eu não esperava. Mas estou muito feliz por ser um dos convidados", afirmou o tenista, que atualmente ocupa a 192a. colocação do ranking mundial.
Das seis etapas já realizadas (México, Peru, Brasil, Chile, Uruguai e Argentina), Simoni só não esteve em Lima, no Peru. Mas seu melhor desempenho foi em Santiago, Chile, na quarta etapa, quando perdeu na semifinal para a argentino Diego Moyano, por 2 sets a 0.
La Gran Copa Ericsson, equivale ao Masters do maior circuito de torneios Challengers da América Latina. Participam deste torneio oito tenistas, sendo que dois entram direto, de acordo com os resultados obtidos nas sete etapas da Copa Ericsson, e seis são convidados da organização. Além de Meligeni e Simoni, os argentinos Franco Squillari, nº 14 do ranking da Corrida, e Guillermo Coria, revelação do tênis nesta temporada, também já estão confirmados para o torneio. Squillari como convidado e Coria, por ter vencido até agora quatro (Lima, São Paulo, Montevidéu e Buenos Aires) das seis etapas da Copa Ericsson já disputadas.
Na semana que vem, a partir de terça-feira (dia 4), tem início a sétima e última etapa classificatória, em San José (Costa Rica). Este é o único torneio do circuito que será realizado em quadra rápido, já servindo de preparação para a La Gran Copa Ericsson, que também terá o mesmo piso.
Além de ser disputada pela primeira vez no Rio de Janeiro e em quadra rápida, a La Gran Copa Ericsson traz mais uma novidade: o teste da nova regra dos sets curtos. Todas as partidas serão disputadas em melhor de cinco sets curtos, com o set terminando em quatro. Caso a partida chegue ao três a três, o set vai a cinco e, caso empate em quatro, a decisão vai para o tie-break. O jogador que fizer três sets primeiro ganha a partida.