Belo Horizonte - O América não define nenhuma contratação de jogadores ou do novo técnico enquanto não solucionar seus problemas internos mais imediatos, como o pagamento de salários atrasados, do 13º e o acerto com os jogadores que deverão permanecer no clube e que têm seus contratos terminando. Esta solução, mo entanto, não tem data certa para acontecer.
De acordo com o diretor de futebol do clube, Procópio Cardoso Neto, a permanência dos jogadores que disputaram a Copa João Havelange por empréstimo e que interessam ao clube esbarra na situação financeira. São os casos dos laterais Augusto e Paulo César e do zagueiro Flávio. “Não depende só do América. Temos interesse em ficar todos esses jogadores, mas vai pesar a negociação dos salários e o valor dos empréstimos com os clubes", esclarece.
Procópio Cardoso lembra que o lateral-esquerdo Augusto pertence ao Botafogo e já demonstrou interesse em ficar em Belo Horizonte, o que pode facilitar a negociação. Já o passe do lateral-direito Paulo César é do empresário Léo Rabelo. A situação mais complicada é a do zagueiro Flávio, que pertence ao Vitória da Bahia. O clube baiano só aceita reemprestar o jogador se o América envolver o volante Claudinei na negociação, o que não está nos planos da diretoria do América.
Devido a esses problemas, Procópio garante que somente ao longo das próximas semanas é que as negociações serão retomadas, tanto com os clubes e jogadores, quanto com o futuro treinador. Outra questão que ainda precisa ser definida pela diretoria é com relação ao local onde o clube fará a sua pré-temporada para 2001. A cidade mais cogitada é Caxambu, no Sul de Minas. O retorno dos jogadores está marcado para o próximo dia 27 de dezembro, quando começarão a ser feitos os exames médicos.
A situação do atacante Alessandro, que é pretendido pelo Feyenoord, da Holanda, onde jogou por três meses este ano, ainda não foi definida, conforme afirma Procópio Cardoso. Segundo ele, a última reunião entre as diretorias dos dois clubes foi realizada na sexta-feira e não houve acordo. Novos contatos deverão ser feitos ao longo da semana.