Paris - Depois de vencer a primeira prova principal do torneio no sábado, o cavaleiro Rodrigo Pessoa não foi bem no Grande Prêmio do Concurso Internacional de Saltos (CSI) de Paris Porte de Versailles, disputado neste domingo à tarde na capital francesa.
Com Audi Lianos, Rodrigo cometeu duas faltas no primeiro percurso e ficou fora do desempate final, vencido pelo suíço Willi Melliger, com Calvaro V. A namorada do brasileiro, tricampeão da Copa do Mundo, a norte-americana Kerri Potter, terminou em segundo lugar no Grande Prêmio.
Mesmo com a boa atuação de Kerri, o fim de semana não terminou bem para Rodrigo Pessoa, principalmente em relação à disputa pela liderança do ranking mundial da Federação Eqüestre Internacional (FEI), em que ocupa o primeiro lugar desde o dia 22 de novembro de 1999.
É que o alemão Ludger Beermbaum, segundo colocado no ranking, montando Goldfever 3, venceu neste domingo o Grande Prêmio do CSI de Amsterdã, na Holanda. E o atual terceiro colocado do ranking mundial, o campeão olímpico holandês Jeroen Dubbeldam (Inter Acess de Sjiem), ficou em segundo no Grande Prêmio de seu país.
No sábado, Beerbaum já havia conquistado pontos importantes com o segundo lugar na qualificatória européia para a Copa do Mundo de 2001, marcada para abril, na cidade sueca de Gotemburgo.
Como no tênis, a disputa pelo título de primeiro colocado no ranking de hipismo do ano promete ser emocionante e a contagem final dos pontos só será divulgada no dia 19, após o CSI de Londres, onde Rodrigo e Beerbaum se enfrentarão. No fim de semana, Rodrigo competirá em Genebra e o cavaleiro alemão, em Frankfurt.