CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 ESPORTES SHOW
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 Últimas Notícias
 Copa Davis
 Ranking Masculino
 Ranking Feminino
 Torneios
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Tênis
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-tenistas brasileiros analisam a conquista de Guga
Domingo, 03 Dezembro de 2000, 21h00
Atualizada: Segunda-feira, 04 Dezembro de 2000, 09h33

Divulgação
Guga e avó comemoram

São Paulo - Maior nome do tênis brasileiro antes do surgimento de Gustavo Kuerten, o ex-tenista Thomaz Koch fez uma confissão após a vitória de Guga no Masters de Lisboa. "Gostaria de ter estado lá", disse o atleta que na década de 70 teve memoráveis participações na Copa Davis. Até o surgimento de Guga, Koch havia sido o brasileiro com melhor posição no ranking mundial, 24.ª. "Fiquei super emocionado ao ver os flashes das principais conquistas de sua carreira."

Para Koch, a vitória de Guga no Masters passou a ser desenhada a partir do Torneio de Paris. "Foi lá que ele passou a adotar uma postura mais ofensiva, dando menos espaço para os adversários, a defender os pontos na rede e apresentar uma devolução de saque mais agressiva", analisou. "Em suma: ele conseguiu adaptar seu estilo de jogo ao tipo de quadra."

No Masters, segundo Koch, Guga mostrou uma série de pequenas vitórias antes da partida decisiva. "Ele superou o começo vacilante na competição, depois chegou às semifinais em partidas duras contra Magnus Norman e Yevgeny Kafelnikov e se mostrou perfeito contra Pete Sampras." No jogo final, contra Andre Agassi, Guga venceu o cansaço, das partidas anteriores e a pressão de atuar sabendo que a vitória faria dele o primeiro tenista brasileiro número 1 do mundo.

Koch completou afirmando que Guga já fez tudo o que podia para promover o tênis nacional, que por causa dele é exibido nas TVs como nunca aconteceu antes, e acredita que é hora da Confederação Brasileira de Tênis dar o seu retorno promovendo bons eventos e incentivando os novos talentos. "Estamos três anos atrasados: desde que Guga ganhou seu primeiro título em Roland Garros, nada foi feito."

O ex-tenista também criticou a atitude do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) na Olimpíada de Sydney, considerando o impasse gerado pela disputa entre Olympikus e Diadora para uso do uniforme de Guga "uma babaquice". "Nunca fizeram nada por ele e tiveram uma postura muito infeliz que poderia tê-lo prejudicado."

Para Fernando Meligeni, seu companheiro de Copa Davis provou, sem sombra de dúvidas, que merece a posição que conquistou. "Ser o número 1 do mundo vencendo o (Andre) Agassi e o (Pete) Sampras é para não deixar qualquer dúvida. O tenista completou afirmando que também está muito bem fisicamente, a ponto de ter superado a contusão que o atrapalhou na primeira partida. "Guga realmente tinha de ter fechado o ano em primeiro lugar.

Para Carlos Alberto Kirmayr, Guga alcançou o melhor nível de toda a sua carreira, mas ainda não atingiu seu melhor desempenho. "Não posso dizer que ainda lhe falta melhorar muito, mas ainda pode melhorar", disse o ex-tenista, um dos melhores do Brasil nos anos 80, e atualmente treinador.

Para ele, a vitória no Masters elevou Guga a outro nível. "Ele estava no nível de simples campeão dos grandes torneios, agora é campeão de grandes torneios, do Masters e é o número 1 do mundo." Para Kirmayr, Guga já está muito próximo de sua meta, que é ser um jogador completo.

O também ex-jogador Danilo Marcelino, que teve seu melhor desempenho na década de 80 faz uma previsão. "Guga e (Marat) Safin vão dominar o tênis mundial nos próximos dois ou três anos. O ex-tenista brincou com a situação de Agassi na decisão do Masters. "Se eu fosse ele, depois do fim da partida teria cumprimentado Guga e dito: `Graças a Deus estou parando'."

Marcelino acredita que Guga evoluiu no último ano e consolidou todo o trabalho desenvolvido nas temporadas anteriores. "Diziam que só faltava a ele ganhar um torneio em quadra rápida, e ele não só conseguiu o feito como enfrentou todos os melhores tenistas na competição."



Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Guga
Guga só volta a jogar no Aberto da Austrália
Vitória de Guga emociona Mário Covas
Governador de SC ‘promete’ Gugápolis
Guga agradece aos fisioterapeutas da ATP
Veja lista completa
Masters Cup
Vitória de Guga emociona Mário Covas
Guga agradece aos fisioterapeutas da ATP
Guga acumula mais US$ 1,4 milhão e é o que mais lucrou na temporada
Guga comemora liderança com caipirinha
Veja lista completa