Cidade da Guatemala - Depois de ser derrotado pela Espanha por 6 a 4 e perder o hexacampeonato Mundial de Futsal na Guatemala no último domingo, o Brasil foi o melhor nas premiações individuais, ficando com cinco dos seis prêmios oferecidos pela FIFA. Manoel Tobias foi eleito pela segunda vez o melhor jogador do mundo e recebeu a Bola de Ouro - a outra foi no Mundial da Espanha em 1996.
A Bola de Prata ficou com o fixo Schumacher, enquanto a Bola de Bronze foi para o espanhol Daniel. A artilharia do campeonato com 19 gols também rendeu a Manoel Tobias a Chuteira de Ouro. Vander Carioca, vice-artilheiro com onze gols, ficou com a Chuteira de Prata. Schumacher e Daniel, empatados com dez gols, ganharam a Chuteira de Bronze. O Brasil ainda conquistou o troféu fair play.
Os jogadores da Seleção Brasileira de Futsal embarcam hoje em Miami e chegam em São Paulo às 7h15 (Brasília) do mesmo dia em um vôo da Varig. O único jogador a seguir viagem é o pivô Vander Carioca, que desembarcará no Rio de Janeiro às 8h55 (Brasília).
Desta vez foi diferente. Acostumados a ganhar, a Seleção Brasileira de Futsal desta vez foi superada pela Espanha e ficou com o vice campeonato mundial, que foi disputado na Guatemala. Com um jogo muito aguerrido e encarando os brasileiros de igual para igual, a Espanha conseguiu conquistar seu primeiro título mundial.
O técnico brasileiro, Vander Iacovino, disse que foi uma partida muito dura e que os espanhóis mereceram a vitória. Mas Vander fez questão de agradecer e elogiar seus jogadores que por mais de 60 dias trabalharam para tentar conquistar o hexacampeonato, que desta vez não foi possível.
A euforia tomou conta dos espanhóis que conseguiram ganhar pela primeira vez um título mundial, vencendo seus principais rivais, os brasileiros. O técnico da Espanha, Javier Lozano, estava eufórico.