Praga - Cerca de duas mil pessoas -entre amigos, autoridades esportivas e políticos- acompanharam nesta quarta-feira o funeral do lendário Emil Zatopek, celebrado no Teatro Nacional de Praga. O ex-atleta, quatro vezes campeão olímpico e único que nos mesmos Jogos ganhou as provas de 5 mil, 10 mil e maratona, morreu no dia 21 de novembro, aos 78 anos, e teve o corpo cremado nesta quarta-feira, em cerimônia de muita emoção.
O governo checo prestou a Zatopeck, chamado de Locomotiva Humana, honras de chefe de estado. O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Juan Antonio Samaranch, colocou sobre a urna a Medalha Pierre de Coubertin. No funeral de Zatopeck estiveram presentes ainda o primeiro-ministro Milos Zeman, o presidente da Câmara de Deputados Vaclav Klaus e Dagmar Havlova, que representou o presidente Vaclav Havel, impossibilitado de sair de casa por causa de uma forte gripe.
Por vontade da mulher de Zatopeck, Dana Zatopkova, também campeã olímpica no lançamento de dardo, não houve grandes discursos, somente algumas poucas palavras de despedida dos amigos e a execução de canções folclóricas da região da Morávia, onde Zatopeck nasceu. A cerimônia terminou com a execução do hino nacional checo.
Fora do teatro, um pelotão de soldados disparou salva de tiros, enquanto as pessoas gritavam vivas ao ex-atleta. No dia 30 de outubro Zatopeck foi internado no Hospital Militar de Stresovice, em Praga, em conseqüência de um derrame cerebral. Morreu 21 dias depois.