Rio - Flamengo e Vasco fazem nesta quinta-feira, às 20h30min, no Maracanãzinho, a partida que pode ser a decisiva da semifinal do Campeonato Estadual Masculino de Basquete. O Terra Esportes acompanha o jogo ao vivo (Acompanhe online
Vasco x Flamengo)
O Flamengo não poderia estar em situação mais crítica. Perdendo a série melhor-de-cinco por 2 a 0, o rubro-negro precisa desesperadamente da vitória na terceira partida das semifinais. Já o Vasco só precisa de uma vitória em três jogos para garantir vaga na final.
A derrota na última partida, na prorrogação, depois de estar vencendo por 23 pontos de diferença deixou os jogadores e o técnico Cláudio Mortari inconformados.
”Todos nós sabemos que nossa situação é delicada na série, mas nada está decidido ainda. Demos chances ao Vasco no terceiro quarto, eles cresceram e nosso time parou em quadra. Perdemos uma grande oportunidade, a chance de empatar a série, e o caminho para as finais ficou mais difícil. Está mais difícil, mas não impossível”, resumiu o treinador rubro-negro, que deve escalar Ratto, Robyn Davies, Oscar, Douglas e Olívia.
Oscar também não entendeu muito bem o que aconteceu com a equipe no segundo tempo da partida da última terça-feira. O Mão Santa só sabe que o Flamengo tem que pensar exclusivamente na próxima partida, pois precisa da vitória mais do que nunca.
”Não há muito o que se falar. Nós precisamos vencer três vezes se quisermos ir à final do Estadual. Tivemos uma atuação excelente no primeiro tempo, marcando bem e atacando com eficiência. Não sei dizer o que houve no segundo tempo. Nossa situação é a pior possível. Precisamos vencer, mas temos que pensar só nesse jogo desta quinta-feira à noite. Precisamos vencer esse para pensar em alguma coisa mais lá na frente”, completou.
No Vasco, o objetivo é evitar a euforia depois da grande virada da última partida. Todos em São Januário reconhecem a qualidade do adversário e preferem adotar um discurso cauteloso para o terceiro jogo da série. Os jogadores vascaínos têm consciência de que nada está ganho. Tanto que que o ala Charles Byrd, cestinha da segunda partida com 45 pontos, espera um oponente ainda mais difícil nesta quinta-feira:
”É claro que conquistamos uma enorme vantagem, mas nada está definido. O Flamengo tem grandes jogadores, é uma equipe aguerrida e necessita da vitória para continuar brigando pelo título”, comentou o americano.
No treinamento desta quarta-feira, no Maracanãzinho, o técnico Hélio Rubens tentou corrigir as falhas cometidas no primeiro tempo do último jogo, quando o Flamengo chegou a abrir 23 pontos de vantagem. Ele pediu aos jogadores que mantenham a pegada das partidas anteriores.
”Para esse jogo, precisaremos de um equilíbrio emocional grande. Isso não significa que a gente vai entrar mais leve em quadra. Não podemos relaxar um instante sequer. Temos que jogar de acordo com o ritmo que a partida exigir”, disse Hélio Rubens, que deverá mandar à quadra Demétrius, Charles Byrd, Rogério, Mingão e Vargas.
O armador Demétrius lembra que Vasco e Flamengo enfrentaram situação semelhante no Campeonato Brasileiro 1999/2000. Os vascaínos venciam a série por 2 a 0 e precisaram do quarto jogo para garantir o título:
”Não podemos entrar em quadra ansiosos por estar vencendo por 2 a 0. Temos que encarar a partida como se a série estivesse zero a zero”, comentou.