São Paulo- Juventus e Parma, que precisam da vitória para continuar perseguindo a líder Roma, fazem hoje no Estádio Delle Alpi o principal clássico da 10ª rodada do Campeonato Italiano. A partida irá reviver um polêmico duelo ocorrido ano passado na fase de classificação da Copa dos Campeões.
Na ocasião a Juve venceu por 1 a 0, mas somente acabou obtendo a classificação devido a um erro do árbitro, que anulou injustamente um gol legítimo de Cannavaro. O atacante Amoroso, principal artilheiro do Parma na temporada com oito gols - somados os do Italiano e da Copa da Uefa - não faz questão de esconder o clima de revanche que toma conta de sua equipe.
"Não vamos nos esquecer do que aconteceu na temporada passada. Merecíamos o empate e o gol anulado nos prejudicou. Vamos lutar muito para devolver esta derrota na casa deles e colar cada vez mais na Roma", comentou o jogador, esquecido nas últimas convocações da Seleção Brasileira.
Em terceiro lugar, com 17 pontos (cinco a menos que a Roma), o Parma atravessa um ótimo momento técnico e tem boas chances de fazer uma boa apresentação no estádio do adversário. O time do técnico Alberto Malesani vem de três vitórias - contando a última por 2 a 0 sobre o Munique 1860 pela Copa da Uefa, no meio da semana -, enquanto a equipe anfitriã empatou por 2 a 2 com a Inter na rodada anterior.
Dividindo a quinta colocação com a Udinese (ambas com 16 pontos), a Juventus ainda não saiu da crise que tomou conta do clube após a prematura eliminação na Copa dos Campeões. Como também ainda está devendo seu melhor futebol no Italiano, a equipe precisa de um resultado convincente para acalmar os ânimos de sua exigente torcida. Para obter tal feito, a principal aposta do técnico Ancelotti é o atacante francês Trezeguet, que vem marcando gols importantes nos últimos jogos.
Em outro importante confronto de hoje, a Roma - que seguirá na ponta mesmo em caso de derrota - recebe a visita da Udinese no Estádio Olímpico confiando na excelente fase de Batistuta para conseguir um novo triunfo.
Preocupado com o adversário de hoje, o técnico Fabio Capello poupou, inclusive, vários de seus titulares na partida de quinta-feira com o Hamburgo, quando obteve a classificação para as oitavas-de-final da Copa da Uefa ao vencer o Hamburgo por 3 a 0.
Sem problemas "Felizmente não temos nenhum problema de contusão ou suspensão. O jogo de hoje é importantíssimo e uma vitória nos daria mais tranqüilidade, já que teremos nas próximas rodadas adversários mais difíceis como Lazio e Juventus", afirmou o zagueiro Antônio Carlos, um dos principais destaques da equipe romana. "Todos os ingressos foram vendidos e teremos o apoio de 85 mil torcedores no Olímpico, o que irá nos ajudar bastante", acrescentou.
Além de Juventus e Parma, mais um clássico acontece na 10ª rodada. Em Florença, Fiorentina e Inter de Milão - dois clubes de tradição que cumprem campanha irregular na temporada - se enfrentam com o objetivo de apagar a má impressão que vêm deixando até então.
Enquanto o time da casa ainda não se reestruturou dentro de campo depois de perder Batistuta (o maior ídolo da última década do clube), a Inter joga motivada pela classificação heróica conseguida durante a semana na Copa da Uefa. O gol salvador da vitória por 2 a 1 sobre o Hertha Berlim, marcado pelo turco Sukur, veio no último minuto de jogo.