São Paulo - Zinedine Zidane tem um grande trunfo que pode levá-lo ao segundo título de melhor jogador do mundo em 2000. O meia francês, nascido em Marselha no dia 23 de junho de 1972, conta em seu currículo com o título mais importante da temporada: a Eurocopa, o campeonato europeu de seleções, que é quase uma Copa do Mundo. Antes dele, somente Michel Platini, um dos maiores jogadores da história o futebol mundial, havia conseguido o mesmo feito atuando pela seleção francesa.
O resultado fez com que Zidane calasse seus críticos, que sempre afirmavam que a sua presença não teve influência direta na conquista francesa da Copa de 1998. No fim do primeiro semestre, Zidane foi reverenciado pela Uefa com o título de melhor jogador europeu da temporada 1999/2000. Como Figo e Rivaldo não conseguiram títulos continentais por seus clubes, essa vantagem passou a ter um peso ainda maior.
Os resultados poderiam fazer de Zidane favorito, não fossem os problemas disciplinares e o temperamento explosivo. A reputação de intempestivo, que ganhou ao ser expulso na primeira partida da Copa do Mundo, ainda o acompanha e é sua maior inimiga.
Em outubro, o meia foi punido com cinco partidas de suspensão por dar uma cabeçada em Jochen Kientz, do Hamburgo, em partida pela Copa dos Campeões.
Por causa disso, Zidane ficou fora do jogo decisivo entre seu time, a Juventus, da Itália, e o Panathinaikos, da Grécia. A Juve perdeu por 3 a 1 e o meia foi considerado por muitos o responsável pela derrota.
No Campeonato Italiano 1999/2000, o jogador chegou perto de levar seu time ao título nacional. A equipe disputou ponto a ponto, até a última rodada, o scudetto com a Lazio, de Roma, que acabou levando a melhor.
Zidane está na Juventus desde 1996. Antes, jogou pelo Cannes, da França, entre 1990 e 1992, e Bordeaux, também da França, de 1993 a 1996.
Seu grande momento no futebol foi a final da Copa do Mundo de 1998, quando marcou dois gols na vitória sobre a seleção brasileira. O feito lhe valeu uma das maiores homenagens que um jogador pode receber na França: uma estátua em Paris. Na Itália, recebe tratamento de estrela. O site da Juventus na Internet (www.juventus.com) traz um comentário do técnico Carlo Ancelotti: "Com sua presença em campo, o time sempre ganha qualidade".