São Paulo - Criada para substituir o Campeonato Brasileiro na temporada deste ano, a Copa João Havelange é uma competição nova, que provavelmente não se repetirá em 2001, já que a tendência é o surgimento de uma Liga de Clubes. Outro fato inédito cerca o desfecho da competição: se considerarmos a Copa JH como o principal torneio nacional desta temporada, a decisão será entre dois clubes que nunca se enfrentaram em uma final de Campeonato Brasileiro.
Entre os quatros semifinalistas da competição, Vasco, Cruzeiro, Grêmio e São Caetano, houve apenas um confronto em decisão de Campeonato Brasileiro: Vasco x Cruzeiro, em 1974, quando o time carioca venceu por 2 a 1, no Maracanã, e conquistou o primeiro de seus três títulos brasileiros. No entanto, esta decisão não poderá se repetir este ano, já que vascaínos e cruzeirenses são adversários em uma das semifinais e somente um deles chegará à decisão.
Existe a possibilidade, no entanto, de se repetir uma decisão de âmbito nacional, mas não de Campeonato Brasileiro: em 1993, Cruzeiro e Grêmio decidiram a Copa do Brasil. No primeiro jogo, 0 a 0 em Porto Alegre; na partida decisiva, no Mineirão, o Cruzeiro venceu por 2 a 1 e ficou com o título.
O Vasco já chegou a cinco decisões de Campeonato Brasileiro: venceu três (1974, 89 e 97) e perdeu duas (79 e 84). Já o Cruzeiro, chegou a três decisões (1974, 75 e 98), mas nunca conseguiu conquistar o título. O Grêmio, por sua vez, foi finalista do Brasileiro por três vezes: venceu duas (1981 e 96) e perdeu uma (82). O São Caetano, oriundo do Módulo Amarelo, participa pela primeira vez de uma competição entre os clubes da elite do futebol do país, e tentará repetir o feito do Bragantino, outra equipe de menor expressão do interior paulista que chegou à decisão do Campeonato Brasileiro em 1991 e foi vice-campeão, perdendo o título para o São Paulo.