São Paulo - O Masters da Copa Ericsson de Tênis, a ser jogado esta semana no Jockey Club, no Rio, vai testar algumas novidades que poderão fazer parte das regras do esporte no futuro. A mudança mais importante será o set curto, uma nova contagem de pontos, elaborada com a intenção de tornar o jogo mais rápido e, assim, mais atraente ao público e às transmissões por TV.
O set curto vai forçar também que todos os jogos sejam disputados em melhor de cinco -e não em melhor de três, como em diversos torneios da Associação dos Tenistas Profissionais -ATP.
A contagem dos games continua igual, com 15, 30, 40 e ponto. O número de games disputado num set diminui para quatro. Se houver empate por 3 a 3, a decisão vai a cinco. No caso de empate por 4 a 4 é jogado o tiebrekaer.
Assim, os sets poderão ter contagens como 5 a 4 - o que significa que foi decidido no tiebreaker, que continuará a ser de 12 pontos - 5 a 3 , o que quer dizer que houve empate por 3 a 3 - ou ainda 4/2, 4/1 ou 4/0.
Como as decisões tendem a ser muito rápidas, aumentou-se o número de set para cinco, com objetivo de dar oportunidade de reação a quem sair perdendo. A idéia pode pegar, mas já encontra muitas resistências. Vários tenistas dizem que no caso de uma quebra de serviço logo no começo da série não haverá tempo para reação, o que deixaria o jogo muito previsível. O teste verdadeiro será nesta semana no Rio, numa competição valendo prêmios em dólares e com jogadores de bom nível técnico.
O Masters da Copa Ericsson irá distribuir US$ 200 mil para oito jogadores. A competição seguirá os moldes do recente Masters Cup de Lisboa, com os tenistas divididos em dois grupos de quatro jogadores. Os dois melhores de cada chave passam para as semifinais e os vencedores disputam o título no domingo.
O tênis brasileiro terá o segundo, o terceiro e o quarto melhor jogadores, como Fernando Meligeni, número 100 do ranking mundial; André Sá, número 106, e Alexandre Simoni, número 162. Ainda participam da competição, os argentinos Franco Squillari - semifinalista de Roland Garros este ano - e Guillermo Coria, o chileno Nicolas Massu, o marroquino Karim Alami enquanto o peruano Luiz Horna, contundido, será substituído por um outro jogador.
Serão três jogos por dia em quadra rápida, já preparando os tenistas para o Aberto da Austrália, também disputado neste tipo de piso. As partidas têm horários marcados com 17, 19 e 20 horas.