São Paulo – O Vasco saiu na frente na decisão do Campeonato Carioca. Na noite desta quarta-feira, derrotou o Paraná/Mangueira por 89 a 88 na primeira partida da melhor de cinco que define a edição 2000 do estadual. O segundo jogo será no domingo, às 10h (de Brasília).
Apesar de atuar sem sua principal jogadora, Janeth, que está machucada, o Vasco começou a partida mostrando personalidade e conseguiu se manter a frente do marcador graças à boa atuação da pivô russa Elena. Ela assinalou 18 pontos no primeiro quarto que terminou com vantagem vascaína de 26 a 25.
No segundo, o Paraná praticamente parou de jogar. O time da agora cartola Hortência foi presa fácil para a defesa vascaína. Fez apenas 11 pontos em dez minutos. Nos contra-ataques em velocidade, o time da técnica Maria Helena Cardoso conseguiu ampliar sua vantagem para 53 a 36.
As paranaenses tentaram pressionar a partir do terceiro quarto. Mas pouco conseguiram no início. O time acabou sendo beneficiado por outra contusão. Kelly deixou a quadra ao torcer o tornozelo. Sem a jogadora, o Vasco perdeu um pouco de sua força nos rebotes e facilitou a reação do Paraná, que diminuiu o placar para 70 a 59.
Foi no último quarto, no entanto, que o Paraná mostrou a razão de ter terminado a fase de classificação em primeiro lugar. Comandado pela norte-americana Adrienne, que por causa de uma contusão foi poupada no começo do jogo, igualou o placar quando faltavam pouco mais de dois minutos para o final, apesar da volta de Kelly, ainda mancando, à quadra.
O jogo seguiu equilibrado até o fim. Quando faltavam 26s, a partida estava empatada em 88 e o Vasco tinha a posse de bola. As vascaínas sofreram falta e Helena conseguiu marcar apenas um dos dois lances. Mas foi suficiente. No ataque seguinte, Karla errou o arremesso e deixou escapar a virada.
r