Porto Alegre - Com a confirmação de José Alberto Guerreiro na presidência do Grêmio por mais dois anos, o técnico Celso Roth deve estar perdendo o emprego. Mesmo tendo tirado a equipe tricolor das últimas colocações do Brasileirão e tê-la posto na semifinal, Guerreiro entende que Roth não é o profissional mais indicado para as fases decisivas das competições.
A atitude do presidente eleito é bem diferente daquela de quando assumiu pela primeira vez o cargo máximo do Grêmio. Após Roth ter classificado o tricolor entre as oito melhores equipes do campeonato nacional em 1998, Guerreiro tomou posse afirmando que Roth permaneceria no Olímpico enquanto ele fosse presidente. Mas o treinador não resistiu aos maus resultados no campeonato nacional e foi demitido no final de 1999, retornando no segundo semestre deste ano. Durante este período, Cláudio Duarte, Leão e Antônio Lopes comandaram o time.
Se for confirmada a demissão de Celso Roth, a diretoria terá que se apressar na escolha de um novo nome. Além da pré-temporada tradicionalmente realizada na Serra Gaúcha, o primeiro torneio oficial da temporada, a Copa Sul-Minas, tem início marcado para a segunda semana de janeiro do próximo ano. Os seguintes técnicos estão sem treinar nenhum time no momento: Osvaldo de Oliveira, Paulo César Carpeggiani, Carlos Alberto Parreira, Cláudio Duarte e Otacílio Gonçalves.