São Paulo - Antes do previsto, o paulista Felipe Massa anunciou nesta terça-feira que disputará o Campeonato Europeu de Fórmula 3.000 de 2001 pela Draco Racing, equipe italiana que mantém uma já antiga ligação com pilotos brasileiros. O novo campeão europeu e italiano de Fórmula Renault estudou as propostas da Fórmula 3 inglesa e alemã antes de tomar a decisão.
"Acho que fiz o melhor para minha carreira. Considerei as outras alternativas, mas o pacote da Draco era o mais atraente", justificou.
O Campeonato Europeu de Fórmula 3.000 é a nova denominação do Campeonato Italiano. A partir do ano que vem, passará a contar com a chancela da FIA, a exemplo do Campeonato Internacional. Entre outros benefícios estendidos à categoria, o campeão terá garantida a superlicença para correr na Fórmula 1. O calendário será composto de oito etapas, três delas em pistas fora da Itália. A abertura do campeonato está marcada para 22 de abril em Vallelunga. Uma prova extracampeonato, na Holanda, ainda depende de confirmação.
Massa, de 19 anos, foi o brasileiro de melhor campanha no automobilismo internacional em 2000. Além dos dois títulos, venceu oito provas, largou seis vezes na pole e fez seis melhores voltas. Com a mudança de categoria, vai mudar-se de Caslino d’Erba, próximo de Milão, para a região de Viareggio, onde deverá freqüentar o centro de desenvolvimento físico comandado pelo professor Cecarelli, especialista no atendimento de pilotos de corrida.
Além da Draco, Massa tinha ofertas de equipes do Europeu de Fórmula 3.000, como a Ghinzani e a ADM. Foi nesta última que correu o paranaense Ricardo Sperafico, campeão da temporada. Na F-3 alemã, recusou convite da KMS, campeã com o italiano Giorgio Pantano; na inglesa, poderia acertar com a campeã Manor Motorsport ou com a ascendente RC.
A Draco, comandada pelo casal Adriano e Nadia Morini, é conhecida dos brasileiros desde que Rubinho Barrichello venceu o Campeonato Europeu de Fórmula Opel de 90 defendendo a equipe. Depois, já na Fórmula 3.000, correu com Ricardo Zonta, Bruno Junqueira, Rodrigo Sperafico e Leonardo Nienkötter, entre outros. A contratação de Massa faz também parte da estratégia de vencer o campeonato e automaticamente garantir uma vaga para o Campeonato Internacional em 2001.
"Acompanhei o Massa bem de perto neste ano e não há dúvida que se trata de um dos mais promissores nomes da nova geração. Fizemos dois testes com ele, em Valência e Vallelunga, e os resultados apenas confirmaram minha impressão inicial. Ele se adaptou facilmente e virou voltas rápidas de imediato", explicou.
Massa voltará à Itália na segunda quinzena de janeiro para os testes de pré-temporada. Três sessões coletivas de dois dias, a primeiro delas em Vallelunga em fevereiro, serão realizadas antes da estréia. Nas etapas fora da Itália, haverá treinos extras na 6ª-feira. O companheiro de Massa será o italiano Luca Vacis, transferido da equipe Ghinzani. Os novos pilotos e o patrocinador da equipe serão apresentados oficialmente em fevereiro.