CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 Últimas Notícias
 F-Indy
 F-3000
 Indy Lights
 Motovelocidade
 F-3 Sul-Americana
 F-3 Inglesa
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Automobilismo
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Massa vai correr na Draco Racing
Terça-feira, 19 Dezembro de 2000, 10h13
Atualizada: Terça-feira, 19 Dezembro de 2000, 10h24

São Paulo - Antes do previsto, o paulista Felipe Massa anunciou nesta terça-feira que disputará o Campeonato Europeu de Fórmula 3.000 de 2001 pela Draco Racing, equipe italiana que mantém uma já antiga ligação com pilotos brasileiros. O novo campeão europeu e italiano de Fórmula Renault estudou as propostas da Fórmula 3 inglesa e alemã antes de tomar a decisão.

"Acho que fiz o melhor para minha carreira. Considerei as outras alternativas, mas o pacote da Draco era o mais atraente", justificou.

O Campeonato Europeu de Fórmula 3.000 é a nova denominação do Campeonato Italiano. A partir do ano que vem, passará a contar com a chancela da FIA, a exemplo do Campeonato Internacional. Entre outros benefícios estendidos à categoria, o campeão terá garantida a superlicença para correr na Fórmula 1. O calendário será composto de oito etapas, três delas em pistas fora da Itália. A abertura do campeonato está marcada para 22 de abril em Vallelunga. Uma prova extracampeonato, na Holanda, ainda depende de confirmação.

Massa, de 19 anos, foi o brasileiro de melhor campanha no automobilismo internacional em 2000. Além dos dois títulos, venceu oito provas, largou seis vezes na pole e fez seis melhores voltas. Com a mudança de categoria, vai mudar-se de Caslino d’Erba, próximo de Milão, para a região de Viareggio, onde deverá freqüentar o centro de desenvolvimento físico comandado pelo professor Cecarelli, especialista no atendimento de pilotos de corrida.

Além da Draco, Massa tinha ofertas de equipes do Europeu de Fórmula 3.000, como a Ghinzani e a ADM. Foi nesta última que correu o paranaense Ricardo Sperafico, campeão da temporada. Na F-3 alemã, recusou convite da KMS, campeã com o italiano Giorgio Pantano; na inglesa, poderia acertar com a campeã Manor Motorsport ou com a ascendente RC.

A Draco, comandada pelo casal Adriano e Nadia Morini, é conhecida dos brasileiros desde que Rubinho Barrichello venceu o Campeonato Europeu de Fórmula Opel de 90 defendendo a equipe. Depois, já na Fórmula 3.000, correu com Ricardo Zonta, Bruno Junqueira, Rodrigo Sperafico e Leonardo Nienkötter, entre outros. A contratação de Massa faz também parte da estratégia de vencer o campeonato e automaticamente garantir uma vaga para o Campeonato Internacional em 2001.

"Acompanhei o Massa bem de perto neste ano e não há dúvida que se trata de um dos mais promissores nomes da nova geração. Fizemos dois testes com ele, em Valência e Vallelunga, e os resultados apenas confirmaram minha impressão inicial. Ele se adaptou facilmente e virou voltas rápidas de imediato", explicou.

Massa voltará à Itália na segunda quinzena de janeiro para os testes de pré-temporada. Três sessões coletivas de dois dias, a primeiro delas em Vallelunga em fevereiro, serão realizadas antes da estréia. Nas etapas fora da Itália, haverá treinos extras na 6ª-feira. O companheiro de Massa será o italiano Luca Vacis, transferido da equipe Ghinzani. Os novos pilotos e o patrocinador da equipe serão apresentados oficialmente em fevereiro.

Redação Terra


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Fórmula 3000
Massa fica mais perto de garantir emprego
Brasileiro ganha prova festiva da Fórmula 3000
Bruno Junqueira recebe taça da F-3.000
Massa é terceiro em treino da Fórmula 3.000
Veja lista completa