São Paulo - Sem Maik, dispensado na tarde desta terça-feira pelo técnico Sérgio Hortelan, a seleção brasileira está definida para disputar o Campeonato Mundial de Handebol de 2001, na França. Dos 22 pré-convocados, já estavam desligados os armadores Mão, Gustavo e Júlio, o pivô Cão e o ponta-esquerda Helinho.
No último dia de treinamento, no Esporte Clube Banespa, em São Paulo, Sérgio Hortelan teve de definir qual dos quatro goleiros sobraria e se convocaria ou não mais um atacante. Como o armador Macarrão, um dos previamente dispensados, mostrou motivação para jogar e significativa evolução na recuperação de problema no osso calcâneo do pé direito, a Comissão Técnica resolveu mantê-lo, o que descartou qualquer nova convocação. Quanto aos goleiros, os irmãos Marcos e Maik, da Metodista, tetracampeã da Liga Nacional, Alexandre, do Imes/Santa Maria/São Caetano, o vice-campeão, e Cachorrão, do Vasco, brigavam pela vaga. "São quatro grandes goleiros. Por isso a escolha foi difícil. Optamos pela dispensa do Maik, por sinal, um atleta de futuro, apenas por questão de momento", justificou Hortelan, também técnico do Flamengo, terceiro colocado na Liga.
A seleção brasileira encerrou a primeira fase de treinamentos, folga no final de ano, se reúne novamente dia 4 de janeiro e deve embarcar para a Europa dia 5 ou 7, com 15 jogadores. No velho continente o Brasil faz dois amistosos contra a seleção da Espanha, além de enfrentar clubes da Alemanha, onde atua o armador Bruno. Considerado um dos principais jogadores brasileiros, Bruno completa o grupo, que viaja com seis atletas da Metodista (Marcos, Macarrão, SB, Agberto, Daniel Baldacin e Sidney), quatro do Vasco (Cachorrão, China, Vanini e Leo), dois do Imes (Marquinhos e Alexandre), um do Pinheiros (Tupan), um do Flamengo (Alemão) e um da Adiee/SC (Milton Pelissari). Bruno joga no Fagoppingen, da Alemanha.
"O Helinho, principalmente, é um desfalque importante. Especialmente porque a gente vai tentar repetir o 15º lugar do Mundial de 99. Se ficarmos novamente entre os 16 das oitavas-de-final já será bom, maravilhoso, pois outros países também evoluíram muito no handebol", lembra Sérgio Hortelan.
O Mundial será disputado de 23 de janeiro a 4 de fevereiro. Inicialmente, com jogos em quatro cidades, as 24 equipes serão divididas em quatro grupos de seis, classificando-se 16 à fase oitavas-de-final. O Brasil está no Grupo B, com sede em Nantes, e vai disputar uma das quatro vagas com os favoritos Iugoslávia e França, além de Argentina, Kuwait e Argélia, também adversários de respeito. O time de Sérgio Hortelan estréia dia 23 de janeiro contra a Iugoslávia. Suécia, Rússia e Espanha são os candidatos mais fortes ao título.