Rio - O bicampeão olímpico do salto triplo, Adhemar Ferreira da Silva, irá a Campo Grande (MS) nesta quinta-feira, onde vai inaugurar a pista de atletismo do Centro Esportivo Miécimo da Silva. A pista terá o nome de Adhemar, que está com 73 anos.
"É sempre bom receber homenagens, mas quando elas vêm enquanto ainda estamos vivos, é melhor ainda. É um reconhecimento por tudo o que você construiu. Estou me sentindo muito honrado", declarou.
Adhemar conquistou a medalha de ouro na Olimpíada de Helsinque, na Finlândia, em 1952, e repetiu o feito quatro anos mais tarde em Melbourne, na Austrália. A idéia de homenageá-lo batizando a pista de Campo Grande com seu nome partiu do presidente da Suderj, Francisco Carvalho, o Chiquinho da Mangueira, ex-atleta e membro da Confederação Brasileira de Atletismo.
Na última terça-feira, em Brasília, Adhemar tomou posse na Comissão Nacional de Atletas, criada para levar as reivindicações dos profissionais do esporte no Brasil ao Ministério do Esporte e Turismo.
"Espero que possamos contribuir para a reformulação do esporte no país", disse ele.
Também fazem parte da Comissão o nadador Gustavo Borges, o iatista Robert Scheidt, o judoca Aurélio Miguel, a jogadora de vôlei de praia Sandra Pires, a ex-jogadora de basquete Paula e o ex-jogador de futebol Raí, entre outros.