São Paulo - Depois de ter conquistado o título da Fórmula 3 britânica e de ter a chance de fazer testes na Fórmula 1, o piloto brasileiro Antonio Pizzonia ainda acha importante passar pela Fórmula 3000 para adquirir experiência antes de estrear na categoria de elite do automobilismo.
Pizzonia fez testes neste ano com a Benetton e a Arrows, sendo que com a segunda chegou a dar mais de 60 voltas. Para o próximo ano, seus planos ainda não foram divulgados.
"Tenho certeza de que aprenderia muito na F3000, conheceria as pistas e estaria pronto para a Fórmula 1 em 2002", disse Pizzonia, segundo o site da revista especializada Autosport. "Mas temos algo na manga fora da F3000, que vai ser uma grande surpresa para todos. Ainda não assinamos nada, mas deverá haver um anúncio em janeiro."
Com novatos como Jenson Button e, mais recentemente, Kimmi Raikkonen chegando à Fórmula 1 vindos de categorias menores, como a Fórmula 3 e a Fórmula Renault, muitos esperavam que Pizzonia, 20, chegasse à Fórmula 1 o mais rápido possível. O piloto, entretanto, diz que quer percorrer o caminho tradicional.
"Ainda sou muito jovem e acho que Raikkonen está pulando muitos degraus. Isso não faz parte dos meus planos. Não estou pensando em pular nenhum degrau e acho que a F3000 ainda é um passo importante", completou.