Florianópolis - Em dezembro de 1998 10 nadadores se revezaram para completar em 38h35min os 140 quilômetros em torno da Ilha de Santa Catarina e realizar pela primeira vez o Desafio Volta à Ilha de Natação.
Este ano a maior travessia brasileira em distância e duração será repetida, mas passa a ser uma competição. Quatro equipes vão largar da Baía Norte e tentar nadar durante os dias 29, 30 e 31 o percurso dividido em 20 trechos ao redor da parte insular de Florianópolis.
Entre os 40 competidores, grandes nomes da natação vão estar presentes, como Dailza Damas, Renato Ramalho, Christian de Almeida Carvalho, o grego Panagiotes Pontidas e os atletas do Clube Doze de Agosto Joni Pereira, os irmãos Marcos e Gustavo Schlösser e Simone Aurich.
Esta será a segunda vez que Dailza vai aventurar-se em águas florianopolitanas. Em maio passado, ela realizou a volta à Ilha sozinha, tarefa que considerou bastante complicada. Levou 13 dias para concluir o percurso e marcou o tempo de 39min47. “Foi superdifícil por que o vento estava muito forte”, comentou. “A travessia em equipe vai ser bem interessante, pois é uma prova em que se juntam forças”.
A nadadora Dailza Damas tornou-se conhecida por ser a primeira brasileira a cruzar o Canal da Mancha, entre França e Inglaterra, em 1992, feito que repetiu três anos mais tarde.