Rio - Ao que parece, Romário deixou mesmo marcas no Flamengo. Depois que o Baixinho saiu do clube, o Rubro-Negro investiu no também atacante e também baixinho Roma, sósia do astro vascaíno e que ainda busca seu espaço na Gávea. Agora, precisando de um goleiro, a diretoria contratou Zé Romário que, com 1,89m, foi o goleiro menos vazado do Módulo Branco, defendendo o Friburguense.
Tímido, ele se apresentou ontem na Gávea, junto com o restante do grupo, e não conseguiu escapar de comentar uma coincidência quase folclórica. Sua única relação com Romário é o fato de ter sofrido, em 1995, o primeiro gol do Baixinho com a camisa do Flamengo.
”Foi num jogo em Campos, quando eu defendia o Americano. Havia uma pressão sobre Romário, que não estava fazendo gols. Até que o juiz marcou um pênalti que não existiu. Depois, houve até um pênalti de verdade que ele não deu. Fui privilegiado”, diz Zé Romário.
O goleiro faz questão de lembrar que seu nome não tem nenhuma relação com o do artilheiro.
”Sou admirador do Romário, mas ele não era conhecido em 1973, quando eu nasci. Minha mãe nem imaginava quem ele viria a ser”, lembra o novo contratado.
Os comentários sobre o nome curioso, no entanto, o acompanham há muito tempo.
”Sempre falam nisso. Mas deixo claro que nossas funções são diferentes. Romário é especialista em fazer gols. Eu tento evitá-los”, diz o novo goleiro rubro-negro.
Mesmo sabendo que, pelo menos no início da temporada terá poucas chances de jogar, Zé Romário não perde a esperança de ganhar seu espaço no Flamengo.
”Vim para lutar por um espaço. Estou com 27 anos e estava aguardando esta oportunidade. Vou tentar marcar minha passagem pelo Flamengo”, prometeu o goleiro, que começou no Americano e passou pelo Goytacaz antes de chegar ao Friburguense.
Dono do passe, Zé Romário o alugou ao Flamengo por um ano. Ele deverá ser o reserva de Júlio César, já que Clemer está sendo negociado. O destino do antigo titular será a Portuguesa ou a Ponte Preta. Caso Clemer saia mesmo do Flamengo, o clube deverá trazer Alexandre, do clube de Campinas.
”Zé Romário é experiente e pode ser importante durante a temporada’, disse o vice-presidente de futebol do Flamengo, Walter Oaquim, comentando a chegada do primeiro símbolo da era de contenção de gastos no clube.