Vitória - Eles atuam no futebol holandês há quase três anos, mas podem a qualquer momento se transferir para Itália ou França. Esta, pelo menos, é a esperança dos apoiadores capixabas Canigia, 21 anos, e Alair, 19, formados nas divisões de base da Desportiva Ferroviária, e que defendem a equipe do AZ, da cidade de Alkimar, na Holanda. Os dois estão passando as festas de fim de ano com os familiares em Cariacica e Aracruz, e no início de janeiro devem retornar à Europa.
"Nós já somos profissionais no time do AZ, que atualmente ocupa a sexta colocação no Campeonato Holandês. Moramos no mesmo apartamento na cidade de Uitgeest, que fica a 15 minutos do estádio onde treinamos diariamente e jogamos. Temos participado bastante dos jogos pelo campeonato, ficando na reserva e muitas vezes começando como titulares", revelou Canigia, animado.
O jogador capixaba disse que o empresário de nome Apolonius, holandês radicado na cidade francesa de Mônaco, quer levar ele e Alair para um clube fora da Holanda. "A negociação pode acontecer em julho, com um time da Itália ou da França. Estamos confiantes em que isso aconteça, porque será muito bom profissionalmente para nós dois que estamos iniciando a carreira", comentou o atacante. O passe de Canigia e Alair tem posse dividida, com metade para o AZ Alkimar e metade para o empresário holandês.
Os dois capixabas têm aproveitado o fato de residirem e trabalharem na Europa para conhecer outros países, além de Holanda. "Eu fiz a pré-temporada da Alemanha e jogamos também na Bélgica. Ano que vem, eu e Alair pretendemos visitar Espanha e Itália. No mais, gostamos muito de ir aos parques de diversões na Holanda mesmo. Um dia desses, estivemos num parque com sete montanhas russas e foi demais", disse o jogador, que garante dominar a língua, depois de quase três temporadas na Holanda.