Montevidéu - O brasileiro Romário e o argentino Juan Román Riquelme encabeçam a pesquisa do jornal uruguaio El País, que reflete as opiniões dos cronistas especializados do continente e elege anualmente o melhor futebolista e as seleções ideais da América e da Europa.
A pesquisa, que este ano chega a 15a. edição e que se encerra na noite de sexta-feira 29, recebe as opiniões de 130 jornalistas de jornais, revistas e agências da América e outros tantos da Europa, que também escolhem o melhor técnico e a melhor equipe de cada país.
Na América a disputa dos melhores futebolistas será decidida em um final cabeça a cabeça entre Riquelme (Boca Juniors, Argentina) e Romário (Vasco da Gama, Brasil).
Já na Europa, as preferências também estão divididas entre: o português Luis Figo (Real Madrid, Espanha), o francês Zinedine Zidane (Juventus, Itália) e o zagueiro italiano Alessandro Nesta (Lazio, Itália).
Em sua edição desta quinta-feira o jornal publicou as preferências de Jorge Scagni do Meridiano de Caracas, Julio Chiapetta do Clarín de Argentina, Tiemen van del Laan da revista holandesa Voetbal International e dos jornalistas especializados da AFP de Paris.
Na opinião destes últimos, o melhor jogador na França é o argentino Marcelo Gallardo (Mônaco), o melhor da Europa é Luis Figo e a melhor equipe da França é o Girondins de Bordeaux.
O resultado da pesquisa do El País será conhecido na última edição do ano do jornal.