São Paulo - Começa nesta segunda-feira a maior aventura sobre rodas do mundo, o rali Paris-Dacar 2001. Mais de 300 competidores de 31 países em carros, motos, caminhões, triciclos, quadriciclos e caminhões de assistência vão largar da capital francesa para o primeiro grande evento esportivo do novo milênio.
Até o dia 21 de janeiro eles vão percorrer 10.739 quilômetros pela França, Espanha, Marrocos, Mali, Mauritânia e Senegal, no temido deserto do Saara, na África.
Esta será a 23ª edição do Dacar e contará, pela 14ª vez, com a participação da equipe brasileira BR Lubrax. André Azevedo estará competindo com um Tatra na categoria Caminhões e Klever Kolberg, pelo quinto ano consecutivo, pilotará um Mitsubishi Pajero, desta vez um modelo Full, numa categoria mais avançada e competitiva, a T2 Juca Bala e Jean Azevedo vão usar motos Honda Falcon Rally de 400 cilindradas e entrarão para a história, já que é a primeira vez que brasileiros correm o Dacar com as motos da marca japonesa.
O rali deve ser um dos mais difíceis da história da competição. O apoio de mecânicos, que sempre viajaram em aviões e podiam prestar assistência durante todas as noites, será limitado. Em 21 dias de provas, eles vão trabalhar em apenas três. Esse novo regulamento significa que o desgaste dos pilotos será muito maior, já que terão que dirigir durante o dia e fazer a manutenção dos veículos à noite.
"Esse rali promete ser muito duro. Mas estamos confiantes porque temos bons equipamentos, como o meu Mitsubishi Pajero Full, as motos Honda Falcon Rally e o caminhão Tatra. Os veículos já demonstraram que têm muita resistência", conta Klever Kolberg.
Dificuldades à parte, o Dacar 2001 teve um toque especial da TSO, empresa organizadora da competição. Para festejar a entrada do novo milênio e atendendo aos pedidos de pilotos e jornalistas, a prova volta a ter a largada de Paris e terminará em Dacar, no Senegal. Em 2000, o rali começou em Dacar e acabou no Cairo (Egito).