Paris - A Federação Internacional de Futebol (Fifa) lançou nesta terça-feira um novo apelo ao fair play para o "novo milênio", por meio de seu presidente Joseph Blatter.
Em um comunicado, Blatter pediu aos jogadores que não cometam "faltas perigosas (contra seus adversários) e que não discutam as decisões dos árbitros". Aos técnicos pediu "que diminuam a pressão sobre os jogadores para que estes não levem os árbitros ao limite da tolerância". Aos juízes recomendou "que sancionem com a máxima rapidez qualquer agressão".
O presidente da Fifa também se dirigiu aos torcedores e lhes pediu para "apreciar o jogo sem se entregar a atos de violência dentro e fora dos estádios".
Quanto aos dirigentes, "solicitou-lhes lembrar sua obrigação de reagir de uma maneira responsável e íntegra" e aos meios de comunicação "condenarem qualquer agressão e valorizarem os atos de fairplay esportivo."
"Cada vez mais se diz que o futebol virou um negócio, mas se isto for verdade, as pessoas a quem pertence o negócio devem se assegurar de que o produto continua sendo atraente. Não devemos permitir que o futebol se converta na vítima de uma sociedade onde a violência aumenta constantemente", concluiu Joseph Blatter.