Rio - A temporada italiana de transferências foi reaberta nesta terça-feira com a Lazio, atual campeã, e a Internazionale de Milão em busca de reforços. A Inter começou o ano negando que estaria prestes a fechar a contratação de Romário.
"Ele não está nos meus planos e se eu não quero a sua contratação, então ele não virá", sentenciou o técnico Marco Tardelli, pondo fim aos boatos que circulavam na imprensa italiana. "Meu objetivo é trabalhar para o futuro da Inter, o que não pode ser feito com jogadores de 34, 35 anos", disse, referindo-se ao brasileiro.
A equipe de Tardelli, no entanto, que está em 11º no Campeonato Italiano, com apenas quatro vitórias em 12 partidas, vai fazer contratações de emergência, para tentar reagir na tabela. O meia francês Alain Boghossian, do Parma, e o atacante do Perugia Marco Materazzi interessam ao time de Milão, que terá a volta do brasileiro Ronaldo ainda no início deste ano.
"Ainda tenho um ano de contrato com o Parma, mas não ficaria surpreso se meu passe fosse negociado antes disso", disse o francês.
Já a Lazio, eliminada da Copa da Itália e correndo o risco de ficar fora também da Copa dos Campeões da Uefa, quer reforçar seu elenco para alcançar a rival Roma na liderança do Campeonato Italiano. O time do técnico Goran Sven Eriksson sofreu com as contusões dos argentinos Claudio Lopez e Juan Verón.
"O que a Roma faria sem Totti e Batistuta?", perguntou Eriksson numa coletiva no fim do último ano.
"Também gostaria de ver a Juventus sem Zinedine Zidane e Filippo Inzaghi."
A primeira investida da Lazio, entretanto, não foi adiante. O clube tentava a liberação do meia Stefano Fiore, da Udinese, que perdeu algumas posições no campeonato nas últimas semanas e desistiu de negociá-lo. O time de Roma deve tentar então o atacante italiano Paolo Di Canio, que disputa o Campeonato Inglês pelo West Ham. A tarefa promete ser tão complicada quanto a frustrada negociação de Fiore, já que o clube da Inglaterra recusou recentemente uma oferta de US$ 6,1 milhões pelo jogador - cerca de R$ 11,9 milhões.
O Napoli também deve fazer contratações este mês. A intenção dos dirigentes é comprar o passe do atacante Andrea Pirlo, da Inter, e, segundo o jornal italiano Gazzetta Dello Sport, conseguir o empréstimo do brasileiro Edmundo.
Outro brasileiros interessa ao Milan: Ronaldinho, do Grêmio. A Fiorentina deve acertar com o romeno Christiam Chivu, do Ajax, da Holanda, enquanto a Juventus deve emprestar o meia Jonathan Bachini para o Brescia. Assim, o único grande clube italiano sem planos de contratar é a líder Roma. O mercado de transferências permanecerá aberto até o dia 31 deste mês.