Rio - Ibrahim Tanko, atacante ganês do Borussia Dortmund, da Alemanha, foi reprovado em um teste antidoping realizado em novembro, logo após a partida em que sua equipe foi derrotada por 2 a 1 pelo Schalke 04, pela Copa da Alemanha.
Foram encontrados traços de substâncias presentes na maconha e no haxixe na urina do jogador, que justificou o ato como um ato isolado de estupidez. O atleta africano já tem acertada a sua transferência para o Freiburg ao fim da temporada, mas pode acabar suspenso. A Federação Alemã deve aguardar um eventual recurso do clube ou do jogador para anunciar a atitude que tomará.
A diretoria do Borussia reconheceu que o caso é complicado e que Tanko deverá sofrer uma punição longa. Ele só deve voltar aos campos quando se apresentar ao Freiburg para a disputa da próxima temporada, em acordo firmado pouco antes do Natal. O técnico da futura equipe de Tanko, Volker Finke, disse que ele está confiante no potencial do atacante para que ele ajude o time no campeonato 2001/2002.