Belo Horizonte - O América-MG desistiu oficialmente da contratação do zagueiro Flávio, que disputou a Copa João Havelange emprestado pelo Vitória (BA). O diretor e técnico Procópio Cardoso decidiu que vai disputar a Copa Sul-Minas e o Campeonato Mineiro com Arley Álvares, Wellington Paulo, André Figueiredo, Thiago e Luciano como zagueiros.
Assim, chegam a 14 os jogadores que terminaram o ano passado no América e que não serão mais aproveitados nesta temporada: Paulo César, Flávio, Augusto, Edgar, Pintado, Zé Afonso, Celso, Estevam, Marcos Teixeira, Renatinho, Jean, Henrique, Sorato e Wellington Amorim, sendo que os sete primeiros eram titulares do técnico Jair Pereira.
Com a desistência pela permanência do zagueiro Flávio, o recém-contratado Arley Álvares ganha mais força na disputa por uma vaga no time titular. “Se estão no grupo é porque têm condições. E vamos tentar fazer o máximo para deixar o técnico Procópio à vontade para escolher a dupla de zaga", comenta Arley Álvares.
Aos 28 anos, o novo zagueiro do América está há cerca de 10 meses sem jogar, desde que voltou do futebol português. “Estava treinando por conta própria, em Abaeté, mas a condição física não é a mesma da equipe. No começo devo sentir um pouco. Já conversei com a comissão técnica e nessa pré-temporada vou procurar readquirir minha condição", avalia.
Arley Álvares começou sua carreira no Cruzeiro, onde ficou por 11 anos, desde as categorias de base. Depois o zagueiro foi para o Vitória de Guimarães e, por último, jogou no Campomaiorense. Ao todo, foram quatro anos e meio no futebol português. “Aprendi muito em termos de disciplina e de entrosamento, já que, por ser de fora, era difícil me enturmar", afirma.
O zagueiro, no entanto, garante que foi bem recebido pelos companheiros no América. “É um grupo bastante jovem e muito unido. Conheço os mais velhos, como Moacir, André Figueiredo, Milagres e Wellington Paulo", comenta Arley Álvares, que tem o chute forte como uma de suas características.
A pré-temporada do América prossegue em Viçosa, com treinamentos em dois períodos. Na próxima quarta-feira, dia 10, haverá um amistoso contra o São José, time da cidade, e no sábado, dia 13, o adversário será uma seleção local.