São Paulo - Os participantes do Paris-Dacar 2001 seguem nesta quarta-feira para Atar, capital da Mauritânia, onde descansam no dia seguinte. São 440 km no total, sendo 435 de especial.
O rali chega à metade e o desgaste de pilotos e equipamentos é enorme. Para a dupla brasileira Cacá Clauset/Jorge Nieckele (BF Goodrich/Brazil Desert/Lease Plan/Mitsubishi L200), um cronograma perfeito, pois a dupla pode ter passado esta madrugada no deserto.
Clauset e Nieckele vinham fazendo uma brilhante prova de recuperação na etapa de ontem. Largaram na 64ª posição e na última passagem em um posto de controle, PC 3, apareciam como 51º colocados na classificação geral da etapa.
Ainda não se sabe por que motivo, a dupla não passou no PC4 e não aparece na listagem de chegada, apesar de aparecer na classificação final da etapa 9 na 62ª posição e 68º na classificação geral da prova, com mais uma penalização, de 5 horas.
Há várias possibilidades: podem ter se perdido, pois era uma etapa de navegação difícil, podem ter tido problemas com o carro, ter atolado, dormido no deserto para seguir pela manhã até a largada da 10ª etapa. Enfim, por enquanto não dá para saber porque a dupla não entrou em contato com sua assessoria no Brasil.
O que já se pode afirmar é que, apesar dos problemas, a dupla continua na prova. Largou esta manhã, às 11h28 (hora de el Ghallaouiya) para a 10ª etapa, na 88ª posição e já passou pelo primeiro posto de controle com o 72º tempo, em 1h20min40seg.