Rio - Vinte anos depois de ter conquistado seu último título Sul-Americano Sub-20, o Uruguai vai tentar se sagrar campeão da categoria pela oitava vez -Brasil e Uruguai são os maiores vencedores da competição, com sete títulos cada. A confiança dos uruguaios se deve ao técnico Victor Puá, o mesmo que levou a equipe à final do Mundial em 1997, na Malásia.
Os dirigentes da Associação Uruguaia de Futebol consideram Victor Puá o maior descobridor de talentos do futebol uruguaio, a ponto de atualmente todos os clubes da Primeira Divisão terem jogadores revelados por este treinador. Na seleção principal do Uruguai, 11 atletas foram revelados por Victor Puá.
No entanto, mais de 30 jogadores que sairam das seleções juvenis foram para o exterior, no total de US$ 30 milhões, cerca de R$ 58,2 milhões.
"Victor é uma pessoa se atualiza constantemente, desde que assumiu as divisões de base. Ele é o principal responsável pelo descobrimento de bons jogadores", disse Nelson Spilman, presidente do Conselho Juvenil de Montevidéu.
Atualmente, três mil jovens buscam espaço nas seleções de base -da sub-14 à sub-20- do Uruguai. Eles recebem atendimento médico e odontológico gratuitamente.
Neste Campeonato Sul-Americano Sub-20, o principal objetivo dos uruguaios é conseguir a classificação para o Mundial da categoria, que será realizado na Argentina este ano. Os destaques do time treinado por Victor Puá são Alvaro Meneses, Peralta e Leguizamón.
Coincidentemente, o último título sul-americano do Uruguai na categoria Sub-20, em 1981, foi conquistado no Equador, mesmo país que vai organizar a competição este ano.