Recife - Mesmo com a desistência do Sport na disputa do Campeonato Brasileiro de Basquete Feminino, Pernambuco pode encontrar uma saída para não perder a preciosa vaga no grupo de elite da modalidade no País. A idéia é trazer a Seleção Brasileira Juvenil para defender a equipe Cidade do Recife na Liga Nacional. A negociação vem sendo articulada entre o presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Gerasime Grego Bozikis, e o ex-técnico Roberto Dornellas, que assume hoje a presidência da Federação Pernambucana de Basquete.
“Será importante brigar por essa vaga agora. Depois, fica muito mais difícil conseguir, já que vários estados estão de olho. E essa idéia iria não só garantir a vaga, mas também incentivar a modalidade em Pernambuco”, afirmou Dornelas. O grupo da seleção nacional é formado por jogadoras de até 19 anos e está classificado para a disputa do Campeonato Mundial, em julho, na República Tcheca, sob o comando da técnica Heleninha.
“O grupo viria acompanhado de Heleninha e iria treinar no Sport, já que é o clube que conta com a melhor infra-estrutura”, revelou Dornelas. Entretanto, para que a proposta torne-se realidade, será necessário um apoio que custeie as despesas da equipe durante o campeonato. “Terei que apresentar a proposta para o prefeito João Paulo na próxima semana e tentar garantir o apoio financeiro”.
De acordo com Luiz Carlos Pinto, assessor de imprensa da CBB, mais duas cidades brasileiras estão interessadas na idéia: São Luís (MA) e Natal (RN). “Mas Recife levaria vantagem em vários pontos, incluindo fato de ter melhor infra-estrutura e já ter participado de duas edições da Liga”. Ainda de acordo com o assessor, a palavra final sobre o assunto será dada por Grego na próxima semana.
Além de brigar pela vaga na Liga, Dornelas definiu como prioridade para o primeiro ano de gestão o desenvolvimento das equipes de base e de categorias menores. “Queremos resgatar os campeonatos mirins e infantis, além de colocar o basquete pernambucano em evidência. Assim teremos condições de renovar os jogadores e revelar novos talentos”, disse o futuro presidente, que assume o lugar ocupado por Jaime Brito durante nove anos.