Brasília - A partir do dia 17 deste mês, todos os estádios do país onde acontecem campeonatos patrocinados pela CBF ou pelas federações estaduais estarão obrigados a numerar todos os lugares, inclusive nas arquibancadas. Será proibida a presença de torcedores em pé, o que acabará, de vez, com a geral nos estádios.
Esta é uma das definições adotadas nesta sexta-feira durante encontro entre representantes da CBF, integrantes das federações estaduais, da CPI CBF/Nike, do Ministério dos Esportes e que foi coordenada pelo ministro da Justiça, José Gregori.
Os participantes do encontro decidiram que a segurança nos estádios será prioridade durante este ano. Um outro passo neste sentido será a obrigatoriedade de que todos os estádios do país onde acontecem torneios encaminhem à CBF laudos sobre as condições físicas e de segurança dos estádios.
As federações que não apresentarem os laudos até o dia 17 terão a capacidade declarada de seus estádios reduzidas em 50% e, a persistir a não elaboração dos laudos, terão seus estádios interditados.
Uma outra novidade é que até a véspera de cada jogo, os responsáveis pela partida, dirigentes de clubes e de federações terão que fazer reuniões com representantes da Defesa Civil e responsáveis pela segurança nos estádios para preparar as medidas de segurança.
E para tentar reduzir o nível de violência, o Ministério da Justiça analisa a possibilidade de proibir a venda de bebidas alcoólicas nos estádios e arredores, a exemplo do que já acontece no Estado de São Paulo.