Porto Alegre - As primeiras partidas da Copa João Havelange, no ano passado, não foram nada boas para Marcelo Rosa. O Internacional não conseguia ganhar em casa e a torcida via no volante um emblema das deficiências da equipe. Chegou a ser vaiado em campo.
Depois de um período fora por lesão, Marcelo voltou, jogou bem e assumiu a posição no meio-campo, deixando no banco Carlinhos, o capitão na época. No amistoso deste sábado contra o Avaí, às 21h30min, em Florianópolis, Marcelo é que entrará em campo com a braçadeira de capitão.
Com a progressiva renovação do time, Marcelo tornou-se o jogador com mais tempo de Inter na atual equipe, um fator que pesou no momento de escolher o novo capitão. No ano passado, a braçadeira foi do paraguaio Enciso, atualmente com remotas chances de ficar no Inter. Depois, passou para Carlinhos. Quando Carlinhos, lesionado, esteve na reserva, o escolhido foi Lúcio, agora na Alemanha.
Carlinhos está de volta, mas começou tarde a pré-temporada e não será usado nos primeiros jogos. Terá de brigar pela titularidade e pela braçadeira. Por enquanto, ambas são de Marcelo. O perfil do jogador é apreciado pelo técnico Zé Mário. Esforçado, eloqüente e participativo, Marcelo tem influência entre os companheiros. É um ponto que Zé Mário quer ver no comandante de campo, considerado pelo próprio técnico como seu representante no gramado. Nas reuniões de grupo realizadas entre jogadores e comissão técnica, o volante é um dos mais falantes.
"Já atuei em algumas partidas como capitão, mas agora quero retribuir a confiança do treinador e mobilizar os companheiros em campo", diz.
Sem contar uma passagem pelo Flamengo, em 1999, Marcelo, 24 anos, joga no Inter desde 1995. É um dos mais experientes do atual grupo. Como Leandro Guerreiro, seu parceiro no meio-campo que inicia no amistoso, Marcelo protagonizou uma recuperação pessoal no time que deslanchou na metade da João Havelange, rumo às quartas-de-final.
"O apoio da equipe e dos colegas foi importante naquele momento difícil com a torcida, e hoje procuro passar isso para quem também está na reserva", destaca ele.
O atacante Marco Aurélio se lesionou, e os novatos Lê e Luiz Cláudio formarão o ataque contra o Avaí.