Cuenca, Equador - A delegação do Brasil recebeu uma "severa chamada de atenção" da Comissão Disciplinar do 20º Sul-americano Sub-20, que está sendo disputado no Equador, que também suspendeu por uma rodada os jogadores Julio Baptista (do São Paulo) e Edu Dracena (do Guarani).
Os jogadores foram expulsos no jogo contra o Peru, disputado na sexta-feira no estádio de Latacunga, com vitória de 4 a 1 da seleção brasileira.
A resolução disciplinar Nº1, emitida em Cuenca, assinala as reiteradas falhas de conduta dos integrantes da delegação brasileira no momento do jogo, que resultaram em uma multa de US$ 2 mil.
Os reservas entraram em campo para festejar os gols; o técnico e seu ajudante não aceitaram as indicações do quarto árbitro, que tampouco conseguiu retirar do túnel da delegação brasileira três membros da mesma.
Além disso, o expulso Souza permaneceu no banco de reservas, contrariando o regulamento, e os reservas assistiram a partida atrás das placas publicitárias, em cuja zona alegaram estar se aquecendo.
A comissão decidiu que nenhum dirigente brasileiro ficará no banco de reservas, nem nos túneis na saída de campo, e que os jogadores estão impedidos de se aquecer atrás das placas de publicidade. Além disso, o coordenador Antonio José Texeira está impedido de ficar no banco.
O comitê disciplinar informou ainda que o Brasil recebeu cinco pontos no Troféu Fair Play, em decorrência do mau comportamento neste sul-americano juvenil.