Rio - Não houve surpresa nos jogos desta terça-feira da primeira rodada do torneio masculino do Aberto da Austrália. Além do brasileiro Gustavo Kuerten, primeiro cabeça-de-chave da competição, os outros sete pré-classificados também venceram suas partidas e conseguiram vaga na segunda rodada.
O sueco Magnus Norman, quarto cabeça-de-chave, teve dificuldades para derrotar o francês Stephane Huet, por 3 sets a 1 (1-6, 7-5, 6-1, 7-6 (7-5)).
"Não estou surpreso por ter tido problemas contra Huet. Eu nunca jogara contra ele e não sabia o que poderia encontrar. Mas me lembrei que sou o número quatro do mundo e isso me deu confiança", disse Norman, que enfrentará na segunda rodada o francês Fabrice Santoro, vencedor do último confronto entre os dois tenistas, no Masters Series de Paris, em novembro de 2000. "Tenho um jogo difícil na segunda rodada mas espero conseguir pelo menos chegar às semifinais novamente."
Ao contrário de Norman, o russo Yevgeny Kafelnikov, quinto pré-classificado, passou com facilidade pelo alemão Jens Knippschild, por 3 sets a 0 (6-1, 6-4, 6-2). O próximo adversário do vice-campeão do Aberto da Austrália de 2000 é o alemão Nicolas Kiefer.
Já Lleyton Hewitt, sétimo cabeça-de-chave, conseguiu uma difícil vitória sobre o sueco Jonas Bjorkman, por 3 sets a 2 (7-5, 4-6, 2-6, 6-3, 6-2). O australiano, que jogará contra o alemão Tommy Haas na segunda rodada, disse que a torcida local foi fundamental para sua reação a partir do quarto set.
"Isso é uma grande vantagem num Grand Slam. Foi uma batalha complicada e eles realmente me levantaram", explicou Hewitt, que sentiu dores na coxa após a vitória sobre Bjorkman mas garantiu presença na partida desta quinta-feira. "Um jogador de tênis vive para disputar Copa Davis e torneios de Grand Slam. Vou dar tudo para jogar."
O sul-africano Wayne Ferreira, décimo pré-classificado, venceu o marroquino Karim Alami, por 3 sets a 0 (6-3, 7-5, 6-4), e enfrentará agora o francês Julien Boutter. O argentino Franco Squillari, 11º cabeça-de-chave, passou pelo espanhol David Sanchez, por 3 a 0 (6-3, 6-4, 6-2), e jogará na segunda rodada contra o canadense Daniel Nestor.
O francês Arnaud Clement, 15º pré-classificado, ganhou do espanhol Tommy Robredo, também por 3 a 0 (6-3, 6-2, 7-5), e terá pela frente o espanhol Alberto Martín. O francês Sebastien Grosjean, 16º cabeça-de-chave, derrotou o croata Ivan Ljubicic, por 3 a 0 (6-0, 7-6 (8-6), 6-4), e jogará contra o holandês Jan Siemerink na segunda rodada.