Rio - Começa neste sábado, na Vila Olímpica de Manaus (AM), o I Camping de Treinamento promovido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). O camping funcionará como um curso de reciclagem no qual técnicos e atletas brasileiros trocarão experiências com treinadores estrangeiros, além de entrarem em contato com o que há de mais moderno no atletismo mundial.
Até o dia 19 de fevereiro, o alemão Ekkart Ardeit, especialista em provas de velocidade e em biomecânica corporal, estará no Brasil exclusivamente para observar o desenvolvimento dos atletas locais. Já os russos Albert Korogodsky e Valery Nazarov, especialistas, respectivamente, nas provas de lançamento de dardo e de velocidade e barreiras, acompanharão o camping e depois permanecerão em Manaus, pois farão parte da equipe de técnicos do Centro de Treinamento de Alto Nível (Cetan) da Vila Olímpica. Eles se juntarão aos compatriotas Mikhail Dougui e Boris Ivanov, que já trabalham no Cetan há cerca de um ano e também estarão participando do camping. Entre os brasileiros, estarão presentes Carlos Alberto Cavalheiro, que foi técnico de Robson Caetano e Pedro Henrique Camargo de Toledo, especialista nas provas de salto triplo.
Os atletas participantes, todos da categoria juvenil, foram selecionados com base nas suas colocações no ranking brasileiro. Até agora já foram confirmados os nomes de Bruno de Alcântara Góes (DF), Bruno Tiago Alves Campos (SP) e Tatyana Regina Ignacio (SP), nos 100m e 200m rasos; Keila da Silva Costa (PE), no salto em distância e no salto triplo; Jurema Marques de Souza (RJ), no lançamento de dardo; Katiusca Moreira Venâncio (RJ), no heptatlo; Marcelo Aparecido Costa (RS), no salto triplo; Alexon Maximiano da Costa (AM), no lançamento de dardo; e Alessandra da Mota Peixoto (AM), no arremesso de martelo. Dois atletas da categoria adulto irão participar do camping. os paulistas Luís Fernando da Silva, recordista e campeão brasileiro do lançamento de dardo, e Katiuscia Borges de Jesus, quarta colocada no ranking brasileiro do lançamento de martelo.