Salvador - O Bahia está pronto para enfrentar o América-RN, nesta quarta-feira, às 21h, no Estádio da Fonte Nova, na largada no Campeonato do Nordeste. Porém, o tricolor terá que superar a falta de um preparo físico ideal e o desentrosamento entre os jogadores para começar bem na competição, que reúne os 16 principais clubes da região. A existência desses dois problemas foi admitida pelo próprio técnico Evaristo de Macedo, embora ele esteja confiante em um bom resultado na estréia. O jogo faz parte dos eventos que comemoram os 70 anos de fundação do clube. Por isso, a direção do Bahia colocou à venda ingressos com preço promocional de R$3.
Esse será o primeiro jogo do Bahia em 2001, uma vez que nenhum amistoso preparatório foi realizado durante a pré-temporada. A última vez em que o time baiano entrou em campo foi no dia 28 de novembro do ano passado (exatos 50 dias), quando foi derrotado pelo Vasco, por 3x2, no Rio de Janeiro, pela Copa João Havelange. Entretanto, Evaristo acredita que os jogadores não sentirão tanto a falta de ritmo, enfatizando que a determinação supera a técnica em muitas ocasiões. "Temos que encarar esses problemas de maneira normal e partir para a luta com toda a força que temos no momento", resumiu.
Duas novidades - O time está definido desde anteontem e tem duas estréias confirmadas. No meio-de-campo, o volante Claiton quer mostrar o mesmo futebol apresentado no Vitória, principalmente no primeiro semestre do ano passado, quando foi um dos destaques do rubro-negro. Já no ataque a novidade é Washington, centroavante com fama de goleador, que foi indicado pelo próprio Evaristo.
Por outro lado, dois jogadores desfalcam o Bahia na estréia no Nordestão. O lateral-direito Japinha, que defende o São Caetano na final da Copa João Havelange, e o volante Preto, que ainda não foi regularizado. Eles serão substituídos por Mantena e Fábio Costa, respectivamente. Além dos titulares, estão concentrados desde ontem Éderson, Valdomiro, Jean Elias, Ramos, Marcos Chaves, Laênio e Jair, meia que esteve atuando na Copa São Paulo de Juniores.