Rio - A declaração de Dimitar Penev, ex-técnico da seleção da Bulgária, a um canal de televisão de que a Espanha acertou com a Romênia para vencer o jogo que realizaram pela Eurocopa de 1996, realizada na Alemanha, repercutiu mal no país. A seleção espanhola venceu esta partida por 2 a 1, com um gol de Amor no fim, e se classificou para as quartas-de-final.
Na ocasião, a Espanha se classificou junto com a França, com Bulgária e Romênia sendo eliminadas. Nas quartas-de-final, os espanhóis foram eliminados pela Inglaterra.
Penev fez acusações aos romenos: "Eles já queriam dinheiro nosso para jogar contra a Espanha", disse.
Ao ser questionado se acreditava que os espanhóis haviam pago os romenos, Penev respondeu: "Vocês mesmos viram que dez minutos antes do final, o resultado era de 1 a 1 e espanhóis e romenos aguardavam o que acontecia na nossa partida", declarou o treinador.
Segundo o jornal Marca, as declarações de Penev provocaram a Fifa a realizar investigações e a pedir o vídeo da partida Romênia x Espanha. Já a Federação Romena pediu explicações oficiais à Federação Búlgara.
Javier Clemente, então treinador da seleção espanhola, declarou ao Marca que jamais comprou uma partida na vida. Ele disse também que se surpreendeu com as declarações de Dimitar Penev.
"Nem os jogadores que estavam ali nem eu percebemos nada estranho durante a partida contra a Romênia. Posso assegurar que meus jogadores não sabiam nada deste tema. Ponho minhas mãos no fogo por eles", afirmou Clemente.