Rio - Representantes da Fifa e da Uefa irão se reunir nesta sexta-feira, em Zurique, na Suíça, para tentar achar uma solução para o impasse criado nas últimas semanas. O encontro envolverá alguns dos homens mais importantes do esporte mundial: o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o secretário-geral da entidade Michel Zen-Ruffinen, e Lennart Johansson e Gerhard Aigner, respectivamente presidente e secretário-geral do órgão europeu.
Durante a reunião, a Uefa vai fazer duas exigências para retomar as relações com a Fifa, abaladas depois que a entidade que controla o futebol mundial decidiu enviar por conta própria um documento à Comissão Européia contendo sugestões de mudanças no atual sistema de transferência de jogadores. Primeiro a Uefa insistirá para que tais propostas sejam retiradas e depois, para que qualquer negociação futura volte a obedecer os critérios previamente estabelecidos pelas duas entidades, em dezembro passado.
A tentativa de se chegar a um acordo está sendo encarada como uma das últimas oportunidades para que o diálogo entre Fifa e Uefa seja restabelecido. Um desentendimento entre os dois órgãos pode ser desastroso para o andamento das negociações com a Comissão Européia, que declarou o sistema de transferência em vigência atualmente ilegal e defende o fim dos contratos entre jogadores e clubes.