Rio - Sandra Pires, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta-96 e bronze em Sydney-2000, conquistou neste domingo o bicampeonato do Rainha da Praia, disputado em Ipanema, no Rio de Janeiro. Para subir ao lugar mais alto do pódio, Sandra teve de vencer uma partida-desempate contra Cláudia, após encerradas as três rodadas do quadrangular final.
"Sabia que ser Rainha da Praia, vencer o torneio de novo, seria muito difícil. Não imaginava ganhar outra vez. Mas estou realizada, comecei o ano com chave de ouro. É um campeonato desgastante demais, no qual você não depende apenas do seu esforço e, por isso, quero agradecer também às minhas parceiras. Estou muito feliz!", vibrou Sandra, ao lado dos pais, Arnaldo e Norma.
Na luta pelo título, Sandra tinha três motivos para se preocupar: Adriana Bento, Cláudia e Gerusa. Foi com a última que ela formou a primeira parceria e venceu Adriana/Cláudia por 10 a 5, após o fim dos sete minutos regulamentares. No Rainha da Praia, os jogos são decididos por pontos (sets de 15) ou por tempo (sete minutos), até que seja estabelecida uma diferença de dois pontos no placar. No segundo jogo, Sandra e Adriana estavam perdendo por 11 a 5 para Gerusa/Cláudia, a 17 segundos do fim, o que acabaria com o sonho do bi (tomando por base o sistema de classificação de média de pontos). Com uma cortada certeira, Sandra diminuiu para 11 a 6, mantendo-se viva na competição.
"Aquele foi o pior momento. Se aquela bola não caísse, eu estaria fora da decisão."
Na terceira partida, Sandra precisava de uma vitória com uma grande diferença de pontos. As contas eram complicadas: uma vitória por até quatro pontos de diferença daria o título à Gerusa; vitória por cinco pontos causaria um tríplice empate entre Gerusa, Cláudia e Sandra; e com um triunfo por mais de cinco pontos, Sandra teria de decidir o título num jogo-extra contra Cláudia. E foi o que aconteceu: vitória por 15 a 9 a apenas dois segundos do fim e nova partida, com um minuto de duração ou terminando em dois pontos de diferença. Ao lado de Gerusa, Sandra venceu por 3 a 0.
"Aqui acontece de tudo. Até que caia a última bola ou que acabe o tempo, tudo é possível. Sabia que precisava de boa diferença de pontos e não podia perder a concentração e a confiança. Agora vou entrar de férias de novo, quero descansar, tirar umas duas semanas para descansar antes do início do Circuito Brasileiro, que começa em março", disse Sandra.