Belo Horizonte - O armador Ricardinho, que atua também como volante, é um verdadeiro colecionador de títulos no Cruzeiro. Desde que promovido ao profissional, em 1996, conquistou nada menos que 12, se transformando em símbolo do clube na década de 90. Ele quer mais. Já tem na mira o Campeonato Mineiro e a Copa Libertadores da América.
“Já fui campeão da Copa Libertadores e quero voltar a levantar esse troféu, o mais importante da América do Sul. Por isso, temos que trabalhar muito. A dedicação deve ser total. É sempre bom fazer parte da história do clube", explica o jogador. Ele e Marcelo Ramos foram campeões da competição sul-americana em 1997.
Ricardinho quer voltar a disputar o mundial interclubes no Estádio Nacional, em Tóquio, no Japão. Da primeira vez, amarga a decepção pela perda para o Borussia Dortmund, da Alemanha. “O time, depois que ganhou a Libertadores, foi mal no Campeonato Brasileiro, tendo que correr atrás para não ser rebaixado. Isso contribuiu para o insucesso na decisão contra os alemães", analisa. Fator que também contribuiu para o fracasso do Cruzeiro foi a contratação, temporária, do zagueiro Gonçalves e dos atacantes Bebeto e Donizete 'Pantera' - caricaturas na derrota de 2 a 0 para o Borrusia.
Outro objetivo de Ricardinho é recuperar a hegemonia no futebol mineiro. “A rivalidade com o Atlético é muito grande. Temos que fazer de tudo para interromper a série de títulos do Atlético. Isso é bom para a torcida e também para nós, jogadores" _ salienta o jogador, que deve ser uma das novidades no time do Cruzeiro contra o Paraná, quarta-feira, no Mineirão, pela segunda rodada da Copa Sul-Minas.
Ricardinho está se dedicando aos treinos e testes físicos, desde segunda-feira, para voltar à forma o mais rápido possível, sobretudo pensando nas competições, como o Campeonato Mineiro e a Libertadores. Ele só deverá jogar na Copa Sul-Minas na terceira rodada do turno, contra o Joinville.
O jogador gostou das contratações feitas pelo clube para esta temporada. “Elas têm o aval do treinador Luiz Felipe e, além disso, são jogadores de qualidade. Acho que o grupo está mais forte que no ano passado". Além das contratações, o Cruzeiro trouxe de volta Müller e Marcelo Ramos que, no final do ano passado, estavam no Corinthians e São Paulo, respectivamente.
Pelo bom desempenho na temporada passada, a diretoria do Cruzeiro tenta a renovação antecipada do contrato com Ricardinho. As negociações estão em andamento entre o procurador do atleta _ Gilmar Veloz - e dirigentes cruzeirenses.
Ele gostou de saber disso. “Acho que está havendo um reconhecimento ao meu trabalho e também existe um grande carinho da torcida por mim. Minha vontade é ficar mais alguns anos aqui no Cruzeiro", afirma.
O contrato do jogador termina dia 10 de julho.