Rio - O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou que a Rússia tem mais chances de sediar a Eurocopa 2008 se o fizer juntamente com a Ucrânia, em um esquema parecido com o utilizado na última edição da competição, no ano passado, na Holanda e na Bélgica.
O comentário do executivo da Fifa surgiu depois das declarações do secretário geral da Federação Russa de Futebol, Vladimir Radionov, de que as chances do país eram pequenas porque os estádios russos estão em más condições de conservação e acomodação, além da má qualidade de tranmissão por parte das emissoras daquele país.
”Os grupos seriam sediados em Moscou, São Petersburgo, e mais cinco cidades, mas para ser honesto, apenas Moscou teria condições de abrigar a competição neste momento”, disse.
O país nunca sediou uma competição de grande porte no futebol, conseguindo, no máximo realizar o torneio olímpico em 1980. Blatter falou, no entanto, que esta possíbilidade fica mais próxima se dois países que compartilhem a mesma língua, cultura e fronteira - neste caso Rússia e Ucrânia - se juntarem para organizar uma competição.
A disputa pela condição de sede da Eurocopa 2008 deverá ser dura. Áustria e Hungria, derrotadas na última eleição para a edição de 2004 por Portugal, são as favoritas para sediá-la. Além deles, Croácia, um combinado de Irlanda, Escócia e País de Gales e outro formado por paíse escandinavos preparam as suas propostas.