Estocolmo (Suécia) - O futebol deveria ser premiado com o Nobel da Paz de 2001, segundo um membro do Parlamento sueco que, nesta segunda-feira, indicou o esporte para concorrer ao prêmio, informou a agência de notícias sueca TT.
"O futebol enfrentou duas guerras mundiais e vários conflitos. Eventos memoráveis, que criaram laços entre pessoas, podem ser atribuídos ao futebol", escreveu o deputado democrata-cristão Lars Gustafsson em sua carta de indicação ao Comitê Nobel da Noruega. Em uma destas vezes, Pelé foi o responsável por interromper uma guerra na África, na década de 60. Tudo para que ele e seus companheiros de Santos pudessem jogar.
Gustafsson citou como exemplos a partida entre Estados Unidos e Irã na Copa do Mundo de 1994 e o fato de as Coréias terem mandado uma única equipe para o Mundial de juniores em 1991. O político sueco sugeriu que a Fifa receba o prêmio.
As indicações para o prêmio Nobel da Paz de 2001 devem ser enviadas até o próximo dia 1º de fevereiro. Entre os que podem indicar candidatos estão ex-premiados, membros de parlamentos e governos, e alguns professores universitários.