São Paulo - Guarulhos e Ourinhos começam a brigar hoje pelo título do Campeonato Paulista feminino de basquete. As duas equipes se enfrentam, às 20h30min, em Ourinhos, na primeira partida dos playoffs finais, que serão disputados em uma melhor de cinco jogos.
Apesar de o Guarulhos ter conquistado a vaga na decisão depois de eliminar o Jundiaí/Quaker, o grande favorito, o técnico Alexandre Cato acredita que a equipe não pode ser considerada como uma das ‘zebras’ da competição.
”Não podemos ser vistos como um time coadjuvante. Algumas equipes investiram mais, mas nós fizemos um ótimo trabalho e não foi nenhuma surpresa estar na final. “
Ao contrário de Cato, o técnico Edson Ferreto ainda está surpreso com a classificação de Ourinhos, que derrotou a forte equipe de Santo André nas semifinais por 3 a 1.
”Elas tinham um time superior e ninguém esperava que chegaríamos até aqui. Para mim, o campeonato já era para ter acabado há muito tempo, se considerarmos as dificuldades que tivemos para disputar o Paulista com apenas oito jogadoras.”
Apesar de afirmar desde o início do Paulista que a prioridade de Ourinhos era o Campeonato Nacional, Ferreto garante que, agora, o time vai lutar para ser campeão.
”Queremos chegar ao título pois no Brasil só é valorizado quem é campeão. Mas tenho medo de não suportar a pressão, já que o desgaste das viagens foi muito grande. “
A missão de Ourinhos não deve ser das mais fáceis. A equipe do Guarulhos conta com o reforço da ala/armadora croata Korie Hlede, um dos destaques do Estadual.
”Ela foi a melhor jogadora estrangeira do campeonato. Ela tem versatilidade e é muito difícil marcá-la. Com certeza, é uma das armas da nossa equipe”, explicou Cato, que também vai poder contar com a volta da ala/armadora Ana Mota e da pivô Eliane, que se machucou no Nacional do ano passado e ficou nove meses afastada do grupo.